Projeto fomenta produção audiovisual nos Pontos de Cultura

06/06 - Lab Cultura Viva reúne vídeos e documentários produzidos em todo o país.

Da redação, com assessoria de imprensa

06/06/2013 – Nesta quinta-feira (06), aconteceu na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio, a cerimônia de lançamento e distribuição da Série Lab Cultura Viva, projeto de apoio e fomento à produção audiovisual dos Pontos de Cultura. Tratam-se de vídeos e documentários produzidos pelos Pontos de Cultura para mostrar os trabalhos que desenvolvem.

O lançamento faz parte do encontro Unicult: Cultura Viva Comunitária, que acontece até 09 de junho. A mesa de abertura da cerimônia teve o diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), Pedro Vasconcellos, e a diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais, Juana Nunes, ambos do Ministério da Cultura.

Os vídeos produzidos pelos Pontos de Cultura tornaram-se 26 programas de 26 minutos e estão sendo reunidos na série Cultura Viva, realizada conjuntamente por cerca de 40 Pontos de Cultura de todo Brasil.  A série ainda contará com 52 documentários de 8 minutos, escolhidos dentre 80 trabalhos realizados.

O projeto é realizado sob a coordenação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Cultura, via SCDC.

Na sexta-feira (7), a atividade continua com o debate da Rede Latinoamericana Universidade Viva, a partir das 10h no auditório do CFCH, com a presença de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a’Universidade de Córdoba, na Argentina, a Universidade da Integração Latinomaericana (Unila), e a Universidade das Culturas (Unicult).

Na parte da tarde, a universidade será palco do programa Pós TV Cultura Viva 2.0, debatendo os resultados do 1° Congresso Latinoamericano Cultura Viva Comunitária, realizado no último mês de maio em La Paz, na Bolívia. O programa será transmitido ao vivo no site PosTV.

Em seguida, a Universidade das Culturas promove o Percurso Oku Abó de Povos Tradicionais de Terreiro e no sábado (08), a Conferência Livre de Ecologia e Cultura, ambas no Complexo Cultural Ile Omiojuaro, em Nova Iguaçu. Haverá transporte saindo da universidade às 18h da sexta-feira.

Os vídeos podem ser conferidos aqui.