Léa Fagundes recebe título de Professora Emérita da UFRGS

13/06 - Uma das pioneiras do uso das novas tecnologias em Educação, atua há mais de quatro décadas com ensino e pesquisa.

Do UFRGS Notícias

13/06/2013 – A professora e pesquisadora Léa Fagundes recebeu hoje o título de Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ideia de conceder a homenagem partiu do Instituto Psicologia, com aprovação unanime do Conselho Universitário.

Para o reitor Carlos Alexandre Netto, que presidiu a solenidade, “a devoção e empenho da professora Léa Fagundes contribuem para o engrandecimento da UFRGS e e servem para inspirar todos aquele que fazem esta Universidade”, disse.

Pioneira no uso das novas tecnologias em Educação, Léa atua há mais de 40 anos com ensino e pesquisa na UFRGS. Hoje, segue suas atividades como docente convidada do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. A relevância de seu trabalho motivou a criação de uma biografia colaborativa, organizada pelo Instituto EducaDigital.

Léa é responsável pela criação do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC/UFRGS), fundado em 1973, como Grupo de Estudos Cognitivos, que em 1982 foi reestruturado e passou a ser um laboratório.

As ideias da professora renderam projetos de reconhecimento nacional e internacional, motivaram a atualização de currículos escolares, o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, a capacitação de professores a distância em tecnologias da informação, e, em especial, o atual Projeto UCA (Um Computador por Aluno), fruto de politica pública que distingue o Brasil no mundo, como um país que se propõe a priorizar o uso intensivo de dispositivos informáticos na sala de aula.

Encerrando a solenidade de outorga de título de Professora Emérita, Léa agradeceu: “Deixo aqui minha gratidão e deferência à UFRGS que me permitiu desenvolver minha família e ser a professora que eu sempre sonhei”, finalizou.