Moodle como apoio ao ensino presencial em curso superior de tecnologia

03/07 - Professores Luis Lopes e Leonardo Moraes usaram a plataforma livre para distribuir materiais, avaliar e se comunicar com alunos.

Gabriel Fedel, do FISL14

03/07/2013 – Os professores Luis Lopes e Leonardo Moraes, do Instituto Federal do Espírito Santo, apresentaram o trabalho que desenvolveram com o Moodle, uma ferramenta para auxílio ao ensino, aplicado à um curso superior de tecnologia.

O contato que os apresentadores tiveram com o Moodle data de 2007, sendo inicialmente utilizado para alunos do ensino médio. A partir de 2010, com o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no mesmo Instituo, iniciou-se o uso do Moodle para suporte para esse curso, com recursos extra sala de aula.

O Moodle foi utilizado de diversas maneiras nesse curso: disponibilização de materiais, avaliação, comunicação assíncrona (fórum) e síncrona (chat), entre outras.

Iniciaram então uma pesquisa para verificar se o Moodle melhorou o curso. Para isso seleciou-se um grupo de 46 estudantes, do primeiro e terceiro semestre. No fim do semestre estes alunos responderam uma avaliação que indicou uma ótima recepção por eles – mais de 70% acharam o uso do Moodle ótimo ou bom. Quase a totalidade do público era de professores interessados em entender e utilizar melhor o Moodle.