Do Tele.Síntese
10/07/2013 – A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que constrói redes de alta velocidade para as universidades brasileiras, não consegue interiorizar esta rede por falta de infraestrutura das operadoras de telecomunicações, reclamou hoje o seu diretor-geral, Nelson Simões.
A meta da RNP é levar 1 GPBs para 900 campi universitários de todo o país até 2014. Segundo Simões, no entanto, a rede só conseguiu chegar em 56% das universidades que estão localizadas nos grandes centros e apenas 10% dos campi que ficam no interior.
“Mesmo se quisermos comprar, não há infraestrutura para ser ofertada”, afirmou ele. Simões disse que o acordo firmado com a Oi, por conta das obrigações estabelecidas pela Anatel com a compra da BrT, para a oferta compartilhada do backhaul, foi importante porque deu impulso à RNP.Mas acha que ele deve ser ampliado. Assinalou,contudo,que a Oi tem dívidas contratuais a cumprir e não consegue entregar todos os circuitos contratados. “Faltam investimentos”, reclamou. ( Da redação).