Bolsa para pesquisa sobre percepção do Qatar no Brasil

Objetivo é promover investigação sobre como meios (digitais ou não) retratam o país. Inscrições vão até 9 de agosto.

06/08/2013 – Sob o tema “Percepção do Qatar no Brasil”, oferecem-se bolsas de pesquisa focadas na mídia e nas relações históricas e culturais entre o Qatar e o Brasil. Especial atenção será dada a projetos que apóiem a elaboração deste tema.

Sugere-se um trabalho que investigue o discurso elaborado por jornais brasileiros ou uma revista de grande circulação a respeito do Qatar. Tendo como suporte teórico as reflexões sobre o Orientalismo, de Edward W. Said, e a Teoria Social do Discurso, abordagem da Análise de Discurso Crítica (ADC), de Norman Fairclough, pode-se aplicar uma combinação de análises qualitativa e quantitativa em um corpus composto por unidades textuais.

Os textos serão observados não apenas como evento linguístico mas como práticas sociais constitutivas e constituídas pelos sistemas de crença.  

Espera-se que, por meio da identificação, da compreensão e da determinação das operações que organizam e constroem os enunciados e seus significados, entendam-se o tipo de discurso mantido pelas publicações selecionadas e a percepção do Qatar nessa mídia.

Sugere-se trabalhar com jornais como Folha de S.Paulo e Estadão, além de uma revista como Veja, Época ou ISTOÉ e de uma mídia digital, como Terra ou UOL. Pesquisas sobre mídia televisiva também serão consideradas.

O bolsista se comprometerá a ficar à disposição para desenvolver trabalhos complementares em torno dos estudos árabes e sul-americanos de forma geral.

Será fornecida uma bolsa de mestrado por um período de um ano e meio. A proposta deve incluir o período de investigação e deixar claro que o candidato pode completar o seu projeto de pesquisa no tempo determinado de forma realista. Para participar, é necessário que os pós-graduandos estejam matriculados em uma universidade pública e que sejam apoiados por seu orientador.

As candidaturas devem incluir uma proposta (máximo de 20 páginas) que apresente os objetivos do projeto e sua relevância para o tema proposto, o período de investigação e a metodologia.

As candidaturas serão avaliadas pela BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes) de acordo com a qualidade acadêmica, a viabilidade, a relevância do tema e sua importância para a academia e o campo de pesquisa proposto.

Mais informações: Prof. Dr. Paulo Daniel Farah (direcao@bibliaspa.org)