Colab ganha prêmio por inovação

03/10 - Rede social brasileira criada com a finalidade de construir um ambiente melhor para a vida em sociedade se destaca entre as principais inovações tecnológicas do país.

03/10/2013 – O Colab, rede social brasileira criada com a finalidade de construir um ambiente melhor para a vida em sociedade e promover a participação cidadã, é um dos vencedores entre os Desenvolvedores de Software da 13ª edição do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações. Com isso, o canal colaborativo foi eleito umas das principais inovações em produtos e serviços para comunicações e internet disponíveis no mercado brasileiro. Tal reconhecimento contou com a participação de júri formado por 150 empresas líderes naquele segmento.

Neste ano, 15 projetos foram agraciados por uma equipe de especialistas, num total de 165 trabalhos inscritos, nas categorias Operadoras, Fornecedores de Serviços e Software, Fornecedores de Produtos e Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo. Dentre os critérios previamente definidos para determinar o grau de inovação do produto ou serviço – tanto os desenvolvidos no Brasil, como os de tecnologia estrangeira comercializados no país, destacam-se: a diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento, a melhoria real em relação ao que existe no mercado e atributos como vantagens para os usuários, aumento de produtividade e de receitas, redução de custos, entre outros.

“Muito além de uma rede social, somos milhares de vozes ativas espalhadas pelo nosso país sendo conectadas à gestão pública, em torno de objetivos comuns: mais eficiência na gestão dos recursos públicos, transparência no relacionamento com nossos governantes e colaboração cidadã. Este é o nosso diferencial” revela o Sócio-fundador do Colab, Gustavo Maia.

Lançado em 2013, a plataforma Colab permite fiscalizar problemas, propor soluções e avaliar a qualidade dos serviços públicos dos centros urbanos, para que os gestores públicos gerenciem as demandas e interajam com a população. Atualmente, a rede social ultrapassa 30 mil usuários cadastrados em todo o Brasil, por meio do www.colab.re, além de aplicativo disponível nas versões dos sistemas android e ios.

Publicado pela Momento Editorial, o Anuário é resultado de uma pesquisa realizada junto a 150 empresas selecionadas, de todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações, que juntas traçam um perfil tangível do nível e do tipo de inovação que caracterizam o país nessa área. “É de extrema importância a parceria do Colab com as prefeituras. Acreditamos, com isso, que as vozes da população serão ouvidas e passarão a fazer diferença, contribuindo de fato para a criação de cidades melhores para os cidadãos. É essa a experiência oferecida pelo Colab”, explica o Sócio-fundador do Colab, Bruno Aracaty.

SOBRE O COLAB

O Colab é uma rede social para cidadania que faz a ponte entre cidadãos e cidades, através do envio de fiscalizações de problemas do dia-a-dia, propostas de soluções e avaliações de serviços públicos, para que os gestores públicos gerenciem as demandas e interajam com a população. A plataforma foi lançada em Março de 2013 e em Junho ganhou o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation. Possui mais de 30 mil usuários e está presente em todas as cidades do Brasil.

A empresa foi criada pelos empreendedores Gustavo Maia, Bruno Acaraty, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes. Dentro de seu objetivo de conectar pessoas que compartilham um interesse em comum – as cidades – o Colab permite que os cidadãos reportem diariamente os problemas dos centros urbanos, proponham novos projetos e soluções, e ainda avaliem os serviços públicos.

Com isso, é baseado em três pilares:

– Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, trânsito, defesa do consumidor etc.

– Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede. Para o poder público, um bom banco de ideias.

– Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.

A plataforma também tem um ranking de interatividade (gamification). A cada participação, o usuário recebe uma pontuação específica, que é somada a um número chamado “colab”. Além da web, a nova rede social também tem aplicativos para iPhone (iOS) e Android. Atualmente o Colab está disponível para todas as cidades do país. Para se cadastrar no Colab, basta entrar no www.colab.re. (Assessoria de imprensa)