Festival debate cultura digital em Ubatuba

O Tropixel reune pesquisadores, artistas, ativistas e cientistas de 21 a 25 de outubro.

Da redação

18/10/2013 – Articulado pelo núcleo Ubalab e pelo PAEC da Universidade Federal de Juiz de Fora junto a uma comissão organizadora de abrangência nacional, o Tropixel acontece nesta semana em Ubatuba (de 21 a 25 de outubro).

O objetivo é articular as particularidades brasileiras na fronteira entre a cultura e a tecnologia com referências científicas e teóricas e práticas experimentais contemporâneas, em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.

O festival acontece em diferentes locais da cidade. Terá a participação de estruturas itinerantes, como o Labmóvel e o Ônibus Hacker, para a realização de oficinas e apresentações móveis. A programação articula algumas entre as mais de cem propostas de participação que foram recebidas através de uma convocatória aberta no site do festival durante o mês de agosto.

Participam dos eventos Brett Stalbaum, professor da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), no Departamento de
Artes Visuais; Clemens Apprich, pesquisador do Moving Image Lab e coordenador do Post-Media Lab na Universidade Leuphana em Lüneburg (Alemanha); James Wallbank, que atualmente, está desenvolvendo o projeto Refab-Space, que busca articular a ideia de FabLabs e Hackerspaces com o fomento a empreendimentos locais, ferramentas livres/abertas e o reuso e reciclagem de materiais; entre outras importantes personalidades da cultura digital.

Para conferir a programação do evento, acesso o site oficial.