Da redação, com assessoria de imprensa
23/10/2013 – O Ministério da Justiça anuncia nesta quinta (24) a adesão do Brasil à Coalizão Internacional de Classificação Etária (IARC, na sigla em inglês). A Coalizão já tem como integrantes 36 países, entre os quais, Estados Unidos, Canadá e integrantes da União Europeia.
O sistema funcionará por meio digital, online, voltado para empresas e profissionais criadores de games e aplicativos obterem, de forma rápida e gratuita, a classificação indicativa para Brasil, América do Norte e Europa de seus jogos. Com o lançamento da plataforma, será obrigatória a exibição da classificação indicativa brasileira em jogos e aplicativos distribuídos no Brasil. As empresas devem procurar o Ministério da Justiça para se adaptar ao IARC.
Antes do IARC, a classificação de jogos e aplicativos poderia levar até 30 dias e, dependendo do país, ainda custar caro para o profissional que desenvolveu o título. Por meio do preenchimento do formulário online do IARC, o desenvolvedor obtém a classificação simultânea para 36 países em poucos minutos.
Além da indicação da faixa etária, o sistema viabiliza atendimento às reclamações e denúncias sobre o conteúdo e a classificação indicativa dos jogos e demais aplicativos digitais, o que empodera os consumidores destes produtos. O IARC e os órgãos classificadores do Brasil, da América do Norte (ESRB) e da Europa (PEGI) poderão testar os jogos e outros aplicativos que foram alvo de reclamações, os títulos mais populares e outros selecionados aleatoriamente.