Secretaria de Educação de SP e Microsoft vão distribuir o Office 365 gratuitamente a alunos

1/11 - Estudantes são da rede estadual paulista. Oferta acontece apenas em escolas que tenham licenças profissionais do Office.

Da redação, com assessoria de imprensa

1/11/2013 — A Microsoft anunciou uma parceria inédita com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a oferta do Office 365 gratuito para os mais de 4 milhões de alunos da rede estadual de ensino, o que significa um investimento de mais de R$ 2 bilhões da companhia no período de três anos. Trata-se da iniciativa Student Advantage, disponível a partir de 1º de Dezembro de 2013 para instituições de ensino que possuem contrato de licenciamento para o Office 365 ProPlus ou o Office Professional Plus para funcionários e professores.

No Brasil, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo será a primeira instituição a conceder os benefícios do Student Advantage para seus alunos e ofecerá acesso à solução completa do Office 365 ProPlus aos estudantes sem nenhum custo adicional. Alunos da rede de ensino estadual poderão usar os softwares do Office 365 em até cinco dispositivos, incluindo o smartphone e o tablet.

O Office 365 ProPlus inclui todos os aplicativos do tradicional pacote Office, como Word, PowerPoint, Excel, OneNote, Outlook, entre outros — instalados localmente em até cinco dispositivos e também disponível offline. Quando uma escola combina o Student Advantage com outros serviços em nuvem da Microsoft, como o Exchange Online, SharePoint Online e Lync Online (todos disponíveis gratuitamente por meio do Office 365 Education), os alunos passam a ter acesso ao mesmo conjunto de ferramentas e serviços de produtividade utilizados por grandes empresas de todo o mundo. Segundo a Microsoft, hoje, quase 98 por cento dos estudantes que usam software de produtividade usam o Office.

“Nosso compromisso é atuar permanentemente para que os nossos alunos se apropriem dos recursos tecnológicos, fundamentais para a formação. A parceria anunciada hoje complementa as ações da Secretaria focadas em disponibilizar ferramentas digitais atreladas ao currículo”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald.

De acordo com análise realizada pelo IDC a pedido da Microsoft, os melhores candidatos para empregos atuais e futuros serão medidos por recursos e competências, com 20 habilidades distintas sempre presentes em milhões de anúncios de emprego de alto crescimento e alta remuneração. Entre as habilidades, a comunicação oral e escrita, a orientação ao detalhe e a proficiência em aplicativos de escritório figuram no topo da lista.

Segundo Anthony Salcito, vice-presidente mundial de educação da Microsoft, os educadores precisam se concentrar em ensinar uma grande variedade de habilidades. As de TI são importantes, mas outras, apesar de não avaliadas na escola, se mostram fundamentais para cada emprego que os alunos buscam hoje e no futuro.

“A pesquisa do IDC constatou que, embora muitas posições exijam capacidades técnicas, muitas outras exigem conhecimentos e habilidades cognitivas obtidos por meio do uso de aplicativos e serviços de produtividade pessoal. Por esta razão, a Microsoft está empenhada em investir em estudantes de todo o mundo para garantir que eles tenham acesso às ferramentas que desenvolvem essas habilidades”, disse o executivo.

Na realidade brasileira, profissionais bem preparados conseguirão tirar mais proveito da mudança vivida do perfil econômico do País, que está mais orientado a serviços e comércio, segundo o estudo do IDC. Outro estudo recente da consultoria na América Latina também destaca que até 2015 haverá uma carência de 300 mil profissionais de TI na região, sendo que boa parte desse déficit ficará concentrado no Brasil. Esse cenário dá mostras da importância do investimento em educação, geração de habilidades e tantas outras capacidades.

Ao olhar para as habilidades profissionais do futuro, tanto as consideradas leves como as pesadas são importantes, de acordo com a pesquisa “Requisitos de habilidades para os melhores empregos do futuro: Ajudando educadores a prover aos alunos as capacidades e ferramentas que eles precisam”. Ao analisar o requisitos e habilidades profissionais de 14,6 milhões de anúncios de empregos no segundo e terceiros trimestres de 2013, o IDC identificou as 20 características mais comuns necessárias para essas posições. Para validar a importância destas habilidades, o IDC examinou 60 ocupações que têm crescimento e salário potenciais acima da média entre 2013 e 2020.

“Das mais de 11 mil habilidades que examinamos, foi interessante ver o jogo entre habilidades leves e pesadas”, disse Cushing Anderson, vice-presidente do programa de serviços baseados em projeto do IDC. “Muitas das 20 principais habilidades reforçam as demais; as habilidades que identificamos não foram consideradas de forma isolada, mas sim como um conjunto que são consistentemente importantes. Setenta por cento das ocupações de alto crescimento e salários elevados freqüentemente exigem pelo menos uma destas 20 identificadas.”