Uberlândia sedia final da Maratona de Programação

 Campeonato acontece dia 8 e 9 de novembro na UniAlgar.

Da redação

07/11/2013 – A etapa final da 18ª Maratona de Programação, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e com apoio da Algar Telecom, como agora é chamada a CTBC, será realizada nos dias 8 e 9 de novembro na Universidade Corporativa do grupo Algar (UniAlgar), em Uberlândia. A cidade já serviu de cenário para a competição estadual no ano passado, e, pela primeira vez, recebe o evento de proporção nacional.

O embate final será disputado por 60 equipes de três alunos de universidades e faculdades de todo o Brasil, cada time possui um orientador, chamado de coach. A prova é composta por questões em inglês que devem ser respondidas com linguagem de programação em até cinco horas. Vence a equipe que acertar o maior número de problemas, em menos tempo, com o menor índice de erros. O time vencedor receberá acompanhamento da SBC e representará o Brasil na etapa mundial, marcada para acontecer entre os dias 22 e 26 de junho de 2014, na Rússia.

Os problemas da etapa final são complexos e envolvem estruturas de dados avançadas, com algoritmos mais sofisticados. A competição ocorre simultaneamente em vários países das Américas Latina e Central e Caribe.

De olho nos talentos
De acordo com João Henrique de Souza, líder do Programa de Inovação da Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, além de proporcionar aos alunos participantes a oportunidade de aplicar e desenvolver os conhecimentos específicos, a Maratona de Programação funciona como vitrine para empresas de tecnologia. “Nós apoiamos as maratonas desde 2007 e enxergamos nessa competição a oportunidade de identificar jovens talentos e oferecer a eles uma oportunidade dentro da empresa”, afirma. Ao longo desse período a Algar Telecom já contratou cerca de 50 bolsistas.

Segundo João Henrique, esses jovens são hoje a frente de inovação da empresa, integrados ao núcleo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) desenvolvem plataformas e tecnologia nacional, tornando a empresa independente de fornecedores globais, possibilitando à empresa oferecer melhores serviços aos clientes com preços justos e retorno para a empresa.

“Sendo uma competição no campo de solução de problemas, a Maratona possibilita identificar jovens talentos com espírito inovador, com alto nível de competência, aptos a criarem novas soluções, tecnologias e modelos de negócios. É interesse da Algar Telecom atrelar o potencial desses jovens talentos ao crescimento do negócio”, disse.