Iniciativa pretende fomentar participação de jovens em feiras de ciências

10/11 - Parceria firmada entre a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e Intel pretende orientar também professores sobre tutoria para as feiras.

Rafael Bucco

10/11/2013 – A Intel Brasil e a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) anunciaram uma parceria institucional para o fomento à participação em feiras de ciência pelo território nacional. A Intel fornecerá apoio institucional e recursos para que os voluntários da ABRIC levem conhecimento, estímulo e metodologias para estudantes interessados em participar de feiras de ciência.

A ABRIC foi fundada este ano por jovens cientistas que se conheceram participando de feiras de ciências pré-universitárias. Todos os diretores da ABRIC já foram premiados pela Intel ISEF, maior feira de ciências pré-universitária do mundo.

A associação defende que não há forma melhor de preparar as gerações futuras do que as ensinando a fazer ciência. As atividades da associação se concentram em três pilares: refazer a proposta de formação docente, transformar a escola em laboratório de pesquisa e de formação de conhecimento, e transformar alunos em pesquisadores.

“Mais do que incentivar a inovação, a ABRIC e a Intel vão trabalhar em conjunto para fornecer a estudantes do Brasil inteiro a oportunidade de experimentar a ciência na condição de protagonistas”, disse Heitor Santos, Presidente da ABRIC.

Com o apoio da Intel, a ABRIC irá levar informação e metodologias para escolas de todo o Brasil, visando incentivar a participação de estudantes em feiras de ciências. O objetivo é aumentar o número de alunos que participam anualmente das feiras já existentes, e também ajudar na realização de feiras em regiões carentes desse tipo de evento. A ABRIC promoverá treinamentos, tanto presenciais quanto online, para alunos, professores e diretores de escolas, incluindo treinamentos em metodologia de pesquisa e projetos e de realização de feiras de ciência.

Todos os anos, a Intel Brasil leva estudantes brasileiros para participar da da Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira internacional de ciências pré-universitária do mundo. Este ano, 28 estudantes brasileiros selecionados nas duas principais feiras nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS), participaram da competição global, que aconteceu entre os dias 14 e 18 de maio, no Phoenix Convention Center, em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos. Em 2013, sete projetos brasileiros ganharam um total de nove prêmios.