Febrace e Intel lançam capacitação gratuita para o ensino de ciências

27/11 - Cursos de metodologia científica e de organização e feiras de ciências têm como foco professores e estudantes do ensino básico.

Da redação, com assessoria de imprensa

27/11/2013 – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Intel Brasil lançaram hoje, durante o Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, uma plataforma gratuita de capacitação para professores e estudantes da Educação Básica.
 
A plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia traz dois cursos online: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia. Entre os objetivos, está a qualificação das feiras de ciências que já acontecem no Brasil, que cresceram desde o primeiro edital publicado pelo MCTI, MEC, CNPq e CAPES em 2010 e a capacitação de professores para orientar projetos de iniciação científica no Ensino Fundamental e Médio.
 
“Os alunos da Educação Básica são mais do que capazes de desenvolver projetos que utilizem a metodologia científica. Mas ficará muito mais fácil se os seus professores também entenderem todos os passos de um projeto para poder auxiliá-los”, afirma Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil. “Achamos importante oferecer ferramentas como o APICE para que esses professores utilizem mais a metodologia científica no dia a dia das suas matérias”.
 
Uma versão beta da plataforma APICE foi testada em julho de 2013. Professores e estudantes inscritos nos dois cursos enviaram comentários à equipe de desenvolvedores, que aplicou melhorias na versão lançada agora. Na versão beta, 573 interessados de várias cidades do Brasil se inscreveram, com destaque para São Paulo e Recife.
 
Os cursos apresentam linguagem dinâmica, com fotos, vídeos, e atividades interativas. Os vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências, com alunos e professores que trabalham com projetos científicos, e apresentam situações reais com as quais professores e estudantes deparam-se no desenvolvimento de projetos científicos para eventos dessa natureza.
 
“Queremos estimular o espírito investigativo nas escolas brasileiras. Incentivar professores e alunos a contribuir para a descoberta científica e para o desenvolvimento tecnológico, aplicando a metodologia científica para identificar e resolver problemas de seu próprio cotidiano, este é o foco dos cursos oferecidos pela plataforma APICE”, destaca Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace.
 
Os cursos podem ser realizados em computadores com placa de som e vídeo, e acesso à banda larga. Para os interessados que não contam com esse tipo de equipamento, existe a opção de fazer o curso offline, por meio de DVD com o curso completo, enviado gratuitamente. Nos dois casos, os participantes devem fazer avaliação online ao final do curso.
 
O Curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica apresenta conceitos e recomendações práticas para professores e estudantes iniciarem e desenvolverem projetos de pesquisa, para apresentação em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais. É composto por 14 módulos com atividades on-line e preparação e execução de Plano de Ação. A duração estimada é de 30 horas.

O Curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia apresenta, para professores e/ou gestores, os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências escolares, municipais ou estaduais, seguindo os mesmos padrões de feiras nacionais. É composto de sete módulos com atividades on-line e preparação e execução do Plano de Ação. A duração estimada é de 30 horas.