Da redação, com assessoria de imprensa
07/01/2013 – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lança dia 29 de janeiro o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, edição 2013/14. O evento terá um seminário, das 9h às 13h, simultaneamente no Brasil e Etiópia, na África. O lançamento acontece no auditório do Museu da República, Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Criado para monitorar as Metas de Educação para Todos (EPT) até 2015, limite máximo para serem atingidas conforme estabelecido por 164 países no Fórum Mundial de Educação de Dakar, em 2000, o “Relatório de Monitoramento Global do EPT” 2013/2014 traz uma atualização do progresso do cumprimento das metas.
Esta edição inclui o monitoramento do item “financiamento para o alcance das Metas em âmbito global”. O foco é a importância da equidade e da qualidade da educação, com atenção especial à formação dos professores, pilares para o enfrentamento da crise na educação e no planejamento das políticas educacionais do Pós-2015.
Para a Coordenadora de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, o lançamento do “Relatório de Monitoramento de EPT” “é uma oportunidade de reunir os principais representantes e especialistas da educação e de fomentar o debate sobre a educação no Brasil, na América Latina e Caribe e no mundo”.
Os seis objetivos aprovados durante a Conferência de Dakar de 2000 a serem alcançados até 2015 são: Cuidados na primeira infância e educação; Educação primária universal; Habilidades para jovens e adultos; Alfabetização de adultos; Paridade e igualdade de gênero; Qualidade da educação.