Da redação, com Portal Marista
30/01/2014 – O Centro Marista Circuito Jovem / CRC Recife entregaram em 22 de janeiro o 150º kit telecentro. A organização, que iniciou as atividades em 2010, trabalha com a inclusão social e digital de jovens na capital pernambucana. Os meninos aprendem a reparar máquinas, recuperar peças e montar equipamentos.
Para marcar a ocasião, foi realizada uma solenidade na unidade. O evento teve início com um momento de oração, ministrado por Carlos André, Agente de Pastoral do CMCJ Recife. Seguiu com a apresentação solo de dança pelo educando Rafael Santos.
Após a apresentação, foi composta uma mesa com a presença de Domingos Sávio, representando o CMCJ/CRC – Recife, Sérgio Maffioletti, representando o Grupo JCPM, Professor Ronaldo Jucá, representando a UPE, Severino Xavier, representando o Serpro e Lidiane Rejes, representando o ITEP. Cada integrante da mesa falou um pouco sobre sua experiência junto as atividades do CRC Recife.
O evento seguiu com a entrega do kit telecentro de número 150 a Elizabeth Oliveira, diretora do Centro Educacional Social e Cultural (CESC) de Coqueiral. Em seguida, crianças do grupo CESC fizeram uma apresentação de frevo. “Agradeço ao CRC – Recife a doação dos Kits de Telecentro, para que possamos promover a inclusão digital de crianças, adolescentes, jovens e idosos da comunidade de Coqueiral e adjacentes”, agradeceu Elizabeth Oliveira, diretora da CESC.
Depois, a equipe de logística do CMCJ / CRC – Recife, formada por Silvana Feitoza, Aníbal Antunes e Paulo Almeida, apresentou um panorama geral do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife com números e conceitos sobre projetos de inclusão digital no Brasil.
Na cerimônia, o CMCJ/CRC e o grupo JCPM assinaram um acordo de parceria, que viabilizará a doação de equipamentos eletroeletrônicos do JCPM ao CMJC / CRC – Recife. “O trabalho feito pelo CRC – Marista é um dos grandes projetos do Estado de Pernambuco, que refletem as premissas da sustentabilidade, alinhando o social, o ambiental e o econômico”, frisou Sérgio Maffiolleti, gerente de desenvolvimento socioambiental do grupo JCPM.
O Coletivo TearAudioVisual, que participou de atividades formativas na Colaborativa.PE (telecentro que funciona no bairro da Várzea com máquinas doadas pelo CRC – Recife), apresentou um vídeo sobre a importância do recondicionamento de computadores. Por fim, o evento foi finalizado com a apresentação de uma placa, afixada no CMCJ Recife, contendo o nome de todas as entidades que receberam kits recondicionados pelo CRC Recife.