Giovana Feix,
do TIC na Prática
04/02/2014 – A inserção das TICs na educação, apesar de lenta, vem se mostrando bem sucedida. Cada vez mais, educadores preocupam-se em relacionar áreas de interesse jovem no mundo digital aos conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula. Games como o Minecraft são recursos importantes nessa dinâmica, já que conseguem aproximar, de maneira prática e atrativa, os alunos dos conteúdos de disciplinas como História, Matemática, Geografia e Ciências, desde que contemplados com atenção nos projetos didáticos.
O potencial dos games como recursos educacionais, no entanto, ainda não é explorado no Ensino Superior como no Básico. É diante desse cenário que o Concurso de Desenvolvimento de Jogos Digitais, do Sebrae, tem procurado estimular a criação desse tipo de software. No lugar do conhecimento sobre disciplinas delimitadas, o objetivo desses jogos deve ser a provocação do senso de empreendedorismo, de trabalho em equipe, de administração de finanças e de qualidades que, no geral, ajudem o jovem usuário a se inserir com mais segurança no mundo dos negócios.
Em sua segunda edição, o concurso quer impulsionar os projetos de bons desenvolvedores e, para isso, vai distribuir prêmios que somam R$ 450 mil. As inscrições vão até o dia 4 de abril e podem participar tanto os game designers profissionais, quanto os amadores – sejam eles professores, estudantes ou autônomos na área. Mais informações no site do Sebrae.