Túnel da Ciência organiza palestra sobre sistemas complexos

Evento acontece às 15h30 na quinta-feira, 13 de fevereiro, em São Paulo.

Da redação

11/02/2014 – Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, às 15h30, será realizada a palestra “Complex Systens – From the Foundations to Sustainability” (Sistemas Complexos – da base à sustentabilidade), no Hotel Pergamon (Rua Frei Caneca, 80), em São Paulo. O evento faz parte da programação complementar do Túnel da Ciência Max Planck, que terá uma série de eventos de conteúdo científico durante a Temporada da Alemanha no Brasil.

A palestra do Prof. Dr. Jan-Michael Rost, do Max Planck Institute for the Physics of Complex Systems, de Dresden, Alemanha, abordará o progresso científico nos Sistemas Complexos – como o trânsito e o clima – cuja identificação de padrões e conhecimento de seu funcionamento é vital para propor soluções eficazes em diversas áreas da ciência e da sociedade. A moderação será do Prof. Dr. Elbert Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, e contará com a participação do Prof. Dr. Marcus Aguiar, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realizado a partir da parceria entre o Túnel da Ciência Max Planck e o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), a entrada é gratuita. As inscrições deverão ser realizadas previamente pelo site. Para mais informações acesse: www.dwih.com.br.

Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebeu a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição tem entrada franca e estará aberta ao público até 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569). O Túnel da Ciência aborda os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de 1,5 bilhão de euros em 2012.

A exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções, com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.