Governo quer criar “conexão 0800” para SAC pela internet, com tarifação invertida

Solução desenvolvida por Minicom, Anatel e CGI.br será testada na primeira quinzena de março, em Brasília.

Georgia Jordan

Do Tele.Síntese

07/02/2012 – O Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel e o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) está desenvolvendo uma tecnologia para permitir o uso de serviços de atendimento ao consumidor pela internet em que a conexão seria paga pelo destinatário, como nos serviços 0800 de SAC pelo telefone. A novidade foi anunciada pelo ministro Paulo Bernardo em visita à Campus Party, em São Paulo, nesta terça-feira (7), que afirmou que o governo planeja realizar seu primeiro teste piloto já em de março.

“É um ideia inteiramente tupiniquim”, disse Bernardo sobre a iniciativa de criar uma alternativa de autoatendimento ao call center com um protocolo de conexão específico para serviços de SAC, reclamação e online banking. A tecnologia permitiria, por exemplo, o acesso a esses serviços de um smartphone sem plano de dados, ou um dispositivo que tivesse excedido seu limite de downloads. “Acho que pode funcionar e até ser mais barato”, afirmou o ministro, lembrando o caso dos bancos, que querem estimular o uso do online banking para reduzir custos com atendimento em agências.

Segundo Bernardo, a ideia é usar o domínio alternativo 0800.br para dar acesso ao serviço gratuito, e os primeiros testes com os serviços de duas empresas diferentes serão feitos já na primeira quinzena de março na região do Varjão, em Brasília.

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