Anatel intervém na implantação do IPv6

21/02 - Portaria cria grupo de trabalho para acelerar adoção do protocolo devido ao esgotamento do IPv4.

Lúcia Berbert,
do Tele.Síntese

A Anatel publicou portaria, nesta sexta-feira (21), instituindo um grupo de trabalho para apressar a implantação do protocolo IPv6 nas redes das prestadoras de serviços de telecomunicações. A medida se tornou necessária face ao esgotamento do IPv4, o que dificulta a ligação de novos computadores e dispositivos à internet. Quem administra esse estoque de endereços disponíveis é o NIC.br, em coordenação com outros gestores internacionais. As operadoras solicitam ao NIC.br os lotes conforme vendem novas conexões.

No final de dezembro, o NIC.br constatou que o IPv6 é responsável por apenas 0,5% do tráfego gerado na internet brasileira, proporção abaixo da média mundial, entre 1,75% e 2%. Em países como o Peru, que tem uma distribuição de endereços bem menor que a do Brasil, esse volume já chega a 3%. Já na França é de 5% e na Alemanha, de 4,5%.

Diante dessa realidade e com a previsão do esgotamento do IPv4 nos ainda neste semestre, a Anatel decidiu agir, pressionada sobretudo pelas operadoras. O GT criado terá a participação das prestadoras e das Superintendências da agência envolvidas, com o objetivo de coordenar os trabalhos necessários à adoção do protocolo.

A coordenação do grupo ficará a cargo do superintendente de Planejamento e Regulamentação, José Alexandre Bicalho, e terá como suplente o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação, Marconi Maya. Os demais membros do GT-IPv6, titular e suplente, serão nomeados em sua reunião de instalação, em especial os representantes das prestadoras ou as entidades que as representem. A data da instalação do GT ainda não foi divulgada.