Viber libera ligações e quer aproveitar desconfiança com venda do WhatsApp

26/02 - Empresa afirma que volume de mensagens trocadas pelo aplicativo no Brasil cresceu 400%.

Do Tele.Síntese

26/02/2014 – O Viber, aplicativo móvel para ligações e troca de mensagens de texto, vídeos e fotos utilizando a rede IP, em busca de aumentar sua popularidade no país, anunciou que os usuários brasleiros poderão realizar ligações para telefones fixos de todo o país (qualquer DDD) sem custo pelas próximas duas semanas.

Na semana passada, o Facebook anunciou a compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões e que o aplicativo de mensageria IP passará também a realizar chamadas. Apesar da movimentação significar maior concorrência para o Viber, parte do mercado sugere que a aquisição deve estimular que parte dos usuários do WhatsApp busquem uma alternativa, uma vez que vêem no Facebook uma empresa que garante pouco a privacidade, por usar informações dos usuários para fins comerciais.

“Esta ação de abrir o Viber Out no Brasil para telefones fixos é o pequeno presente do Viber para reduzir as contas telefônicas dos brasileiros a zero – até porque para ligar para celulares, de Viber pra Viber é grátis – e para isso, os usuários precisam apenas trocar mensagens com seus amigos, nada mais”, explica Luiz Felipe Barros, Country Manager do Viber no Brasil. As ligações pela Viber pressupõe conexão à internet.

A iniciativa foi traçada após verificada grande adesão e uso do aplicativo na última semana, após o anúncio pelo Facebook. Também na semana passada, o WhatsApp apresentou uma série de casos de instabilidade no serviço, que chegou a ficar até quatro horas fora do ar no sábado (22/2).

Na semana passada, o Viber conquistou o 2º lugar entre os aplicativos de mensagem disponíveis na Apple Store brasileira, registrou 1000% de aumento no número de downloads/dia considerando todos os sistemas operacionais e 400% de incremento no volume de mensagens trocadas.

“Com o objetivo de manter este ritmo de crescimento do Viber entre os usuários brasileiros, decidimos que era hora de ousar numa ação que engajasse todos os tipos de público – de usuários pessoais e consumidores de pré-pago a empresas de todos os segmentos”, comenta Luiz Felipe Barros.

Entre todos os países onde o Viber opera, o Brasil se apresenta hoje como o mercado com crescimento mais acelerado numa fase de expansão global da empresa.

A empresa acaba de anunciar a venda para a Rakuten, gigante japonesa de e-commerce, e realizou hoje no Mobile World Congress o anúncio de parceria com a Nokia para que o aplicativo já esteja presente em todos os aparelhos da Família Nokia X de fábrica. Além disso, foi lançado hoje o novo pacote de Stickers comemorativos de Carnaval 100% produzido no Brasil.

A promoção de ligações de graça para números fixos do Brasil está aberta pelas próximas duas semanas, com a possibilidade de ser renovada ao final de cada semana de acordo com o único critério: o fluxo de mensagens de texto deve crescer 25% por semana. Ou seja, quanto mais mensagens trocadas pelos usuários do Viber, por mais tempo a ação fica vigente.