MCTI divulga as 12 aceleradoras do programa StartUp Brasil para 2014

28/02 - O lançamento da primeira chamada do edital de empresas nascentes está marcado para 2 de abril.

Do Tele.Síntese

28/02/2014 – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou, nesta quinta-feira (27) as 12 aceleradoras selecionadas para o ciclo de 2014 da iniciativa do governo federal para impulsionar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, no âmbito do programa StartUp Brasil. Das instituições qualificadas, seis participaram da primeira edição do programa, no ano passado: 21212 e Papaya Ventures, do Rio de Janeiro (RJ); Aceleratech e Wayra, de São Paulo (SP); Acelera MGTI, de Belo Horizonte (MG); e Start You Up, de Vitória (ES).

A nova seleção amplia a abrangência geográfica do StartUp Brasil, com as novatas Acelera Cimatec, de Salvador (BA); Baita Aceleradora, de Campinas (SP); C.E.S.A.R. Labs, de Recife (PE); TechMall (PDITec), de Belo Horizonte; e Ventiur e WOW, de Porto Alegre (RS). Em 2013, as nove aceleradoras do programa eram da região Sudeste. Todas as instituições selecionadas no ciclo anterior participaram da disputa atual, mas três delas ficaram fora da lista para este ano.

Regularidade

Lançado em novembro de 2012, o programa qualificou as primeiras nove aceleradoras para o ciclo do ano passado, com a tarefa de impulsionar o crescimento de empresas nascentes (startups) selecionadas por um edital dividido em duas chamadas, cujos resultados saíram em julho e dezembro.

Em 2014, o ciclo se repete, com a escolha de 100 startups em duas etapas, uma em cada semestre. O lançamento da primeira chamada do edital está marcado para 2 de abril, no evento Welcome Aboard, em São Paulo.

De acordo com a portaria publicada hoje, a qualificação implica em compromisso de investimentos e suporte às empresas startups a serem selecionadas e apoiadas pelo programa durante o período de vigência da qualificação. A qualificação constitui uma similaridade com parcerias-público-privada e o MCTI.(Da redação, com assessoria de imprensa)