Da redação
12/03/2014 – Hoje (12) a world wide web comemora 25 anos de existência. Criada pelo pesquisador Tim Berners Lee em 1989, virou sinônimo de transmissão de conhecimento. Por isso, o próprio Lee veio a público para desafiar usuários, pesquisadores e gestores públicos sobre como democratizar o acesso.
Em vídeo publicado no site Webat25.org, ele pergunta: “Como vamos conectar os quase dois terços da população mundial que ainda não acessam a web?”. Lee também se preocupa com a forma como os dados têm sido utilizados, e também pede reflexão sobre o tema. “Quem tem o direito de coletar e usar nossos dados pessoais?”, questiona.
Para ele, apesar de ser ainda universal, é preciso pensar constantemente em ameaças de propriedade intelectual. “Como criamos uma arquitetura de alta-performance que funciona com qualquer dispositivo, sem cairmos em alternativas proprietárias?”, pergunta.
Para responder a essas indagações, ele pede apoio à campanha Web We Want, que sugere a comunidades de todo o mundo a criar marcos regulatórios sobre o funcionamento da internet que garantam a neutralidade de rede e liberdade de expressão. Esses marcos devem ser levados aos governos, que devem também ser pressionados para aprová-las.
Lee também pede ajuda para manter a World Wide Web Foundation, organização que comanda e que defende também uma web livre, descentralizada, aberta a todas as pessoas e sobre a qual pode funcionar qualquer serviço. Além disso, convidou os internautas a se engajarem junto ao World Wide Web Consortioum para estudar e definir padrões que melhorem a rede, sem descaracterizá-la.
A provocação mundial de Lee está diretamente relacionada ao escândalo de abuso de poder e espionagem praticada por diversos países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Também dialoga com o momento brasileiro, em que a votação do Marco Civil da Internet, marco regulatório pioneiro (à época), redigido com participação popular em 2010, é novamente adiada.
Greeting from Web inventor Tim Berners-Lee on the Web’s 25th anniversary from Web25 on Vimeo.