Vinhedo constrói modelo de cidade digital

Além da infraestrutura, a prefeitura investiu em um banco de dados unificado, que reunirá as informações e um Cadastro Técnico Municipal.

Do Wireless Mundi

06/02/2012 – Junto com a abertura da 51ª Festa da Uva e 3ª Festa do Vinho, dia 5, em Vinhedo, a prefeitura apresentou o projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital. A decisão de transformar Vinhedo, no interior de São Paulo, em uma cidade digital faz parte do plano de governo da atual administração. O projeto foi planejado de forma a ser ampliado, ganhando mais capilaridade e promovendo a contínua melhoria na gestão governamental, além da oferta de internet banda larga gratuita na cidade.

Para elaborar o projeto SIM Vinhedo Digital, a prefeitura teve a consultoria de acadêmicos da PUC do Paraná, da Unicamp e da Unesp. Na fase de planejamento foi realizado um diagnóstico dos requisitos junto a 118 servidores, trabalhando com o detalhamento de mais de 18 mil tipos de informação, segundo Gilberto Madeira, gestor do Comitê de Tecnologia da Informação da prefeitura. Com isso, destca Madeira, foi possível  definir a elaboração do projeto e as estratégias de implementação da rede tecnológica de informações.

O trabalho ajudou na formação de um banco de dados unificado, que reunirá todas as informações relativas aos cidadãos em um Cadastro Técnico Municipal (CTM), que será fomentado e utilizado em todas as áreas públicas que prestam atendimento à população. “Unificando as informações dos moradores, identificando-os com um registro único, será possível agilizar seu processo de atendimento nos órgãos municipais e também conhecer mais quais são suas necessidades, colaborando ao aprimoramento e à criação de mais serviços focados em suas demandas reais. Isso, sem dúvida, será indispensável à gestão governamental, pois com informações atualizadas e reais podemos aliar a tecnologia à tomada de decisões”, comentou o prefeito Milton Serafim.  

Infraestrutura

A Prefeitura de Vinhedo investiu mais de R$ 3 milhões na instalação de mais de 40 quilômetros de cabeamento óptico, que foram divididos em três regiões na cidade, abrangendo cerca de 70% do município. Também fez a instalação de antenas de transmissão de sinal via rádio, para a distribuição do sinal de internet na cidade. “Em termos de abrangência e dimensão, o projeto pode ser considerado pioneiro na região e no Brasil. Além de ampliar o leque de serviços e atendimentos ofertados à população, com mais agilidade e qualidade, também será possível promover a inclusão social, uma vez que será disponibilizado sinal gratuito de internet banda larga, com velocidade de 512 kbps, aos moradores”, explicou o secretário de Governo e membro do Comitê de TI, José Luis Bernegossi.

Demonstração

Durante a Festa da Uva, que vai até o dia 19 de fevereiro, os visitantes poderão conhecer, num estande na entrada do Parque Municipal Jayme Ferragut, detalhes do projeto e obter informações sobre os pontos que terão internet gratuita. Também será possível participar de uma experiência interativa, com o uso de videofone; verificar como as Unidades Básicas de Saúde funcionarão com o SIM Vinhedo Digital e como  os moradores poderão transformar suas residências em uma casa inteligente.

A Prefeitura de Vinhedo promete, em breve, informar como os cidadãos poderão obter seu nome de usuário, sua senha de acesso e como poderão adquirir seus kits-cidadão, para utilizar a internet banda larga que ficará disponível no município. Para tanto, os interessados deverão procurar as Centrais SIM Vinhedo Digital – que terão unidades no Centro e na Capela – e deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o uso do benefício. As empresas que poderão oferecer os kits estão sendo homologadas pela prefeitura. Os kits serão oferecidos a baixo custo. (Da redação, com assessoria de imprensa)

{jcomments on}