Da redação, com assessoria de imprensa
25/04/2014 – A Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, ganha mais um núcleo nesta quarta-feira (26). O espaço ficará no Hospital de Messejana (HMS), em Fortaleza (CE).
Com a inauguração, a Rute passará a ter 92 núcleos em operação localizados em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil. A iniciativa integra e conecta hospitais públicos universitários e de ensino para o desenvolvimento da educação e da pesquisa em saúde no país. Hoje, está presente em mais de 150 hospitais universitários e de ensino e, até o final de 2014 serão implantados outros 17 núcleos, alcançando o total de 108 núcleos de telemedicina em funcionamento.
Em 2013, a Rute fez a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4K (resolução quatro vezes superior à full HD), em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos, a partir de quatro núcleos, nos hospitais universitários de Porto Alegre (HCPA/UFRGS), do Espírito Santo (HUCAM/UFES), do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN) e na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).
A Rute também está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a RNP, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço, por meio de ferramentas de tecnologias da informação, a fim de promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão e avaliação.