02/04/2014 – Em reação ao fechamento dos telecentros da cidade de São Paulo, ontem, o Coletivo Digital – organização composta por ativistas que integraram a equipe que lançou o programa de inclusão digital da cidade de São Paulo, em 2001 – protocolou um pedido de audiência com o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad. “Queremos dar nossa contribuição para a construção de uma política pública consistente e eficaz”, diz Beá Tibiriçá, diretora do Coletivo. A organização também está convidando a Secretaria de Serviços (SES) de São Paulo para participar, junto com os movimentos sociais, da realização do seminário público Inclusão Digital e Participação Social, previsto para o dia 28 de abril.
Os militantes do movimento telecentrista lançaram uma petição online para que a prefeitura mantenha e amplie o programa de telecentros.
Nota pública do Coletivo Digital
Todo apoio aos telecentros de São Paulo!
O Coletivo Digital vem a público colocar suas posições e propostas diante do lamentável ocorrido de hoje na cidade de São Paulo, que amanheceu com seus telecentros fechados.
Vários de nós, membros do Coletivo Digital, estiveram na Prefeitura de 2001 até o início de 2005, a frente da implantação do Programa de Inclusão Digital, naquela época pioneiro e modelo para várias outras iniciativas de cidades e de programas do Governo Federal.
O Coletivo Digital em todo sua existência esteve comprometido com as lutas, movimentos e projetos que entendiam Inclusão Digital como política pública e direito de qualquer cidadão.
Não podemos, neste grave momento, deixar de prestar nossa solidariedade com a população que está sem atendimento em telecentros de toda cidade.
Queremos contribuir e neste sentido, fizemos um pedido de audiência com o Prefeito Haddad e estamos abrindo o espaço do Coletivo Digital para um seminário público que discuta novas soluções e propostas para os telecentros da capital. Convidamos a Secretaria Municipal de Serviços para junto com a gente e com representantes dos trabalhadores e usuários de telecentros, organizar os temas, convidados e debates necessários para que se encontre uma solução que não puna a população e coloque novamente São Paulo na vanguarda dos programas e projetos que combatem a exclusão digital em nosso país.
Publicamos agora o Ofício solicitando a audiência ao Exmo Sr Prefeito Fernando Haddad, o Ofício convite à Secretaria de Serviços para organizar conosco o Seminário Público “Inclusão Digital e Participação Social”que será realizado a partir do dia 28 de abril na sede do Coletivo Digital.
CONVIDAMOS USUÁRIOS E TRABALHADORES DOS TELECENTROS QUE QUEIRAM COLABORAR COM A CONSTRUÇÃO DESTE SEMINÁRIO PARA UMA REUNIÃO NO DIA 03 DE ABRIL, às 19 HORAS na nossa sede que fica na Rua Conego Eugênio Leite, 1117, Pinheiros, São Paulo.
petição formulada na Avaaz por militantes do movimento telecentrista de São Paulo
www.avaaz.org/po/petition/Fernando_Haddad_Mantenha_e_amplie_as_Unidades_do_programa_Telecentros_de_Inclusao_digital/?dYxzaeb