Sistema da ONU facilita compartilhamento de dados para prevenção de desastres

Baseado no Sist

ema de Telecomunicações Globais do Observatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), software estará disponível mesmo para usuários fora da comunidade meteorológica.

Do portal ONU Brasil

02/02/2012 – A Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão das Nações Unidas, lançou, no dia 31 de janeiro, um Sistema de Informação para expandir a troca de dados sobre água, clima e tempo. As informações poderão ser usadas para reduzir riscos de desastres, gerenciar água, aumentar a segurança alimentar e poderão ser aplicadas também na área de saúde.

O Secretário-Geral da OMM, Michel Jarraud, disse que “o Sistema de Informação é o pilar de nossa estratégia para gerir e mover informações sobre tempo, clima e água no século 21”, facilitando o compartilhamento com um número variado de interessados. “Assim se reduzirão os custos da troca de informação entre os serviços hidrológicos e meteorológicos e maximizará a exploração dos avanços das tecnologias de comunicação.”

Jarraud enfatizou que o sistema “permitirá aos usuários de fora da comunidade meteorológica ter acesso a essas informações em primeira mão”. O software está baseado no Sistema de Telecomunicações Globais do Observatório da OMM, que foi a espinha dorsal da troca de informações meteorológicas dos últimos 40 anos e é usado diariamente para previsões, alertas de ciclones tropicais e tsunami, entre outras aplicações.
{jcomments on}