Samsung lança desafio a estudantes de escolas públicas

14/04 – Iniciativa vai conceder prêmios para estimular jovens de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México a criar projetos de matemática e ciências.

14/04/2014 – A Samsung Eletronics lançou hoje, em parceria com a Unesco, o programa Respostas para o Amanhã na América Latina. Iniciativa que faz parte da estratégia educacional da empresa, trata-se de um concurso para estudantes de 11 a 17 anos, matriculados em escolas públicas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México. A ideia é estimular alunos dos níveis de ensino fundamental e médio a propor soluções diante do seguinte desafio: “Como a matemática e a ciência podem melhorar a sua comunidade?”.

Organizados em grupos e sob a orientação de um professor, os jovens poderão inscrever seus projetos a partir de maio, por meio da plataforma online que será criada para o programa. Uma comissão julgadora vai selecionar os 20 melhores trabalhos de cada país. Os selecionados vão ganhar um kit de edição – notebook, câmera e software de edição – para produzirem vídeos de seus projetos. Com base nos clips, os jurados vão selecionar cinco melhores trabalhos de cada pais, que serão também abertos ao público, para votação.

Os vencedores de cada país serão conhecidos em dezembro. Todos os integrantes do grupo vão receber tablets e a escola a que pertencerem ganhará uma sala de aula inteligente – solução desenvolvida pela Samsung que começa a ser comercializada agora no Brasil e foi implantada como projeto-piloto em três escolas do país.

Realizado nos Estados Unidos, no ano passado, o Respostas para o Amanhã (Hope for Children) contou com a participação de 1,5 mil escolas de 50 estados.