Após Itaú e Bradesco, Anonymous ataca site do BB

Hackers asseguraram que ataques não visam roubar dados de clientes, apenas protestar contra censura na internet.

Do Tele.Síntese

01/02/2012 – A página do Banco do Brasil na internet sofreu um ataque do grupo de hackers Anonymous, que no começo da semana iniciou o #OpWeeksPayment, uma série de ataques a sites de instituições financeiras. Em vídeo publicado na internet, os hackers afirmaram que não qurem roubar informações ou explorar falhas de segurança. A ação é uma forma de chamar atenção para questões de ativismo. No Brasil, o grupo atacou recentemente páginas da internet do governo e de partidos políticos.

Segundo o BB, o site registrou picos no volume de acessos, causando lentidão no sistema em algumas regiões do país, mas não houve riscos à segurança das informações de clientes. “O Banco do Brasil rechaça qualquer especulação sobre ameaça à segurança dos servidores e sistemas operacionais”, afirmou o banco em nota.

Na segunda-feira, o alvo foi o banco Itaú, que ficou fora do ar durante três horas. Em nota à imprensa, o banco confirma que “houve indisponibilidade em seu site durante alguns momentos hoje, mas a normalidade foi retomada em seguida.” No comunicado, o banco não associa esta indisponibilidade a ação dos hackers.

O mesmo problema aconteceu na véspera com o Bradesco, que também corrigiu o problema ainda pela manhã. Em todos os casos, segundo informaram os bancos, o tipo de ataque foi o mesmo: uma ação coordenada para aumentar agressivamente o número de acessos ao endereço eletrônico visado, em número superior à capacidade do servidor. O Santander Brasil afirmou que, embora não tenha percebido nenhum ataque desse espécie em seu endreço eletrônico, já está há uma semana se preparando para isso. (Da redação, com agências)