31/01/2012 – A quinta edição da Campus Party Brasil acontece este ano no Anhembi, o que possibilitou o aumento de 6.800 para 7.000 vagas para os campuseiros. Principal patrocinadora e idealizadora do evento, a Telefînica / Vivo anunciou o aumento da banda de conexão de 10 Gbps para 20 Gbps. Serão mais de 500 horas de atividades, divididas em quatro zonas de conhecimento: Ciência, Cultura digital, Inovação e Entretenimento digital. Vão acontecer também ações especiais do Campus Forum, Campus Empreendedorismo e Campus Verde, na Arena dos Campuseiros, e Inclusão Digital, na Área Expo. Uma novidade é a Campus Live, ambiente online de transmissão em tempo real das princiapis atrações, com interatividade, por meio de redes sociais.
Entre os palestrantes confirmados, Michio Kaku, conhecido como o “físico do impossível” e co-criador da Teoria de Campos de Cordas; Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia; Dave Heynes, vice-presidente de Desenvolvimento do SoundCloud; Andreu Vea, presidente da Internet Society; o matemático Alex Bellos, Vince Gerardis, produtor da série Game of Thornes; Sugata Mitra, professor de Tecnologia Educacional; Julien Fourgeaud, produtor do jogo Angry Birds; Chris Hofmann, diretor da Fundação Mozzila; o inventor chileno Sebastián Alegria e representantes de movimentos como o Occupy Wall Street, Primavera Árabe e Acampada del Sol.
A Fundação Telefônica vai realizar, pela primeira vez no Brasil, a EducaParty. Uma jornada de aprendizagem vai envolver cerca de 250 educadores em debates, experimentações e práticas. Na prática será feita uma oficina de mapas digitais. Uma parte teórica vai acontecer na Campus Party, com especialistas da Wikimapa. Depois, os educadores vão para o Parque Santo Antônio, mapear ruelas e estabelecimentos públicos e privados, com a proposta de construir um mapa digital da comunidade.
O Sebrae também vai atuar em formação de campuseiros e visitantes. No estande da empresa, serão ministradas palestras sobre empreendedorismo digital e a importância da internet para pequenos negócios. Também vai acontecer um reality show sobre a formação de startups.
Em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), será promovida a Semana do IPv6, com testes de novas tecnologias por meio de provedores, grandes portais brasileiros e campuseiros, que estabelecerão padrões e solucionarão possíveis problemas. (Da redação)