Serpro e Exército vão atuar juntos contra ciberataques durante a Copa

28/05 - Acordo firmado prevê o treinamento e a preparação dos destacamentos remotos de cibernética nas cidades-sede dos jogos.

Do Tele.Síntese

28/05/2014 – O Serpro e o Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CDCiber) firmaram acordo de cooperação para compartilhamento de conhecimento e práticas exitosas na área de defesa cibernética e processamento de dados. O acordo também prevê formação e treinamento de pessoal e está focado no combate a ciberataques durante a Copa do Mundo.

Segundo o chefe do CDCiber, general-de-divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho, o acordo é a oficialização de uma parceria que já se firmara em outros momentos, embora de modo informal. Essa também é a opinião do coordenador-geral de Segurança da Informação do Serpro, Ulysses Machado. “Este acordo formaliza a parceria já existente entre o Serpro e o CDCiber e, dentre várias ações, estamos planejando a expansão do curso de computação forense e maior trabalho conjunto para o desenvolvimento seguro de sistemas”, declarou Ulysses.

Entre outras atividades, um dos focos do acordo refere-se à Copa do Mundo, já que o CDCiber está na fase final de atuação no evento, tendo completado recentemente o treinamento e a preparação dos destacamentos remotos de cibernética nas cidades-sedes. O Serpro, por sua vez, coloca a sua expertise à disposição daquela instituição para garantia da qualidade do evento em termos de segurança cibernética. “Faremos algumas visitas ao CDCiber e o nosso próprio serviço de respostas a ataques estará à disposição”, explicou Ulysses. (Com assessoria de imprensa)