Colóquio Web Currículo e Mostra de Pesquisa PUC-SP

15/07 - Prazo para submeter trabalhos online vai até dia 8 de agosto. O evento será 8 de outubro, na PUC-SP.

15/07/2014 – Será realizado, dia 8 de outubro, o Colóquio Web Currículo – Contexto, Aprendizado e Conhecimento e a Mostra de Pesquisa em Currículo. O evento é uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Tem como proposta apresentar e discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo com a integração de mídias e tecnologias digitais, em especial as tecnologias móveis, os recursos disponíveis na web (wiki, blog, sites participativos, metaversos, facebook, twitter, whatsApp etc.), trazendo para o debate características, potencialidades e limites das novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento em distintos contextos de aprendizagem e formação com o uso desses dispositivos.

Os temas do Colóquio são: Contexto em Contextos; Aprendizagem e Tecnologias; Políticas e Práticas de TIC em Educação.

Cada trabalho deverá ser elaborado no formato de resumo expandido segundo normas especificadas e utilizando como arquivo base o template disponibilizado pela Comissão Científica. No momento da inscrição, o trabalho deve ser direcionado a um dos eixos temáticos de interesse referente a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo:

Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares
Currículo e Avaliação
Currículo, Conhecimento, Cultura
Formação de Educadores
Interdisciplinaridade
Novas Tecnologias na Educação

 

Mais informações:
pucsp.br/webcurriculo
facebook.com/webcurriculo
webcurriculo@pucsp.br

 

Orientações gerais sobre formatação para submissão de trabalhos ao

Colóquio Web Currículo/Mostra de pesquisa em currículo

 
SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES E PÔSTERES
O formato para a submissão de comunicações e pôsteres será o mesmo: um resumo expandido, entre 4.000 e 6.000 caracteres, considerando espaços, sem incluir o Título, eixo, modalidade, palavras-chave, keywords e referências bibliográficas. Utilizar exclusivamente os estilos de formatação deste template, não alterando sua formatação. Antes da submissão do texto, apagar esta página e as orientações de formato constantes nas páginas seguintes.

Serão aceitos apenas trabalhos submetidos no Sistema de Congressos da PUC-SP (www.congressos/pucsp/CwebC/CwebC).
Serão aceitos trabalhos com no máximo 3 (três) autores, e cada autor poderá apresentar apenas 2 (dois) trabalhos para o evento (como autor e/ou co-autor).  

O mesmo trabalho não poderá ser submetido para apresentação em duas modalidades diferentes; neste caso, será aceito apenas para avaliação o texto submetido à modalidade comunicação. Isto porque ambas as modalidades terão espaço para apresentação verbal no Colóquio/Mostra.
Para o envio de novas versões do mesmo texto – por exemplo, devido a orientações dos pareceristas e para envio da versão definitiva –, deverá ser utilizado o mesmo identificador das versões anteriores (não fazer nova submissão no sistema).

No Caderno de Programação do Colóquio apenas serão publicados os títulos e a autoria dos textos, pois as versões completas das comunicações e os resumos expandidos dos pôsteres integrarão os Anais do Seminário IV Web Currículo a ser realizado em 2015.
O texto deve ser salvo e submetido no formato de documento do Word – .doc ou .rtf. O arquivo deve ser nomeado com a identificação da modalidade, número do eixo temático e as 4 (quatro) primeiras palavras do título do texto, conforme modelos:  
Comunicação_oral_6_A_Importância_das TIC. [rtf ou doc]
Poster_5_Literatura_e_Música.[rtf ou doc]
 
VERSÕES PARA REENVIO AO COLÓQUIO/MOSTRA APÓS APROVAÇÃO
Para publicação no Caderno de Programação do Colóquio/Mostra, os autores dos textos aprovados deverão reenviá-los no mesmo identificador, incluindo a autoria (conforme orientações adiante) e eventuais aperfeiçoamentos solicitados pelo Comitê Científico.  
Utilizar a mesma identificação do envio inicial no Sistema de Congressos da PUC-SP (ou seja, não realizar nova submissão).
 
Nesta versão final (a ser submetida para o Colóquio/Mostra), indicar autor, filiação institucional e email, abaixo do título do texto conforme formato abaixo:
Autor em Negrito (primeira letra de cada nome/sobrenome em Maiúsculas)
Instituição de filiação (primeira letra de cada palavra em Maiúsculas) e a SIGLA (entre parênteses) (na mesma linha)
Email do Autor
 
Igualmente, quando for o caso, indicar a agência financiadora e agradecimentos no final do texto, antes das referências.
 
ALGUNS LEMBRETES
Critérios para Avaliação: a Comissão Científica emitirá seus pareceres considerando os seguintes critérios:
Relevância, pertinência e atualidade da pesquisa para o tema do evento.  
Pertinência em relação à temática específica ao qual foi submetido.
Riqueza conceitual na colocação do problema.
Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.  
Interlocução com a produção da área.  
Contribuições efetivas para a área, demonstradas nas reflexões, conclusões e encaminhamentos do texto
Clareza, objetividade e fluência do texto na temática trabalhada.  
Conformidade com os critérios de normalização da ABNT e com as normas de submissão do Colóquio/Mostra.  
Ao final do processo de análise, o Comitê poderá tomar as seguintes decisões sobre o texto:  
Aceito para apresentação como comunicação ou pôster.
Direcionamento para apresentação como pôster.
Devolução ao autor para modificações, após as quais poderá ser reconsiderado.
Direcionamento para apresentação em outra temática do evento.
Recusa por não estar adequado à proposta do evento ou não apresentar as normas de formatação definidas (ex. sem adequação as normas ABNT e/ou ao template do evento).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO COLÓQUIO/MOSTRA
Período para submissão de trabalhos: até 08/ago/2014
Divulgação dos resultados no site: a partir de 09/set/2014
Pré-inscrição online para participação no evento: até 30/set/2014 (vide abaixo)
Pagamento online para participação (confirmação da inscrição): até 30/set/2014
Apresentação no Colóquio Web Currículo: 08/out/2014
 
PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO  
Para apresentação de trabalhos no Colóquio/Mostra, publicação no Caderno de Programação do Colóquio/Mostra e posteriormente nos Anais do IV Seminário Web Currículo, o autor do trabalho aprovado (ou, em caso de mais de um, pelo menos um deles)  deverá pagar a taxa de inscrição no evento até o dia 13 de setembro de 2014.  

No caso de mais de um autor, é necessário que apenas um autor efetive sua inscrição para que todos os co-autores tenham direito ao certificado digital referente ao artigo.  

O autor que apresentará o trabalho deverá estar inscrito (ter pago a inscrição) e receberá uma declaração de participação individual no evento (a ser retirado pessoalmente no próprio dia do evento). Ou seja, somente poderá participar do evento e receber a declaração de participação presencial, assistindo ao Colóquio/Mostra, aquele que efetivamente pagar sua inscrição.
 
SUBMISSÕES DOS TEXTOS FINAIS APÓS O COLÓQUIO
Para publicação nos Anais do Seminário IV Web Currículo 2015, o encaminhamento deverá ser feito posteriormente a este evento, observando:
– Textos aprovados na modalidade comunicação: deverão ser reelaborados utilizando este mesmo template, totalizando de 10.000 a 15.000 caracteres com espaços (sem incluir nesta contagem título, autoria, resumo/palavras-chave, abstract/keywords e referências). Deverão ser inclusas as informações sobre o(s) autor(es) e eventuais aperfeiçoamentos solicitados pelo Comitê Científico. Utilizar a mesma identificação do envio inicial no Sistema de Congressos da PUC-SP.

– Os textos aprovados na modalidade pôster: serão publicados no formato inicial de resumo expandido (sem resumo/abstract), e também deverão ser reenviados contendo a informação sobre o(s) autor(es) e eventuais aperfeiçoamentos solicitados pelo Comitê Científico. Utilizar a mesma identificação do envio inicial no Sistema de Congressos da PUC-SP.

Importante: não será possível mudar a modalidade do texto, na qual foi aprovada para submissão ao Colóquio, para publicação nos Anais do IV Seminário Web Currículo. O mesmo texto não poderá ser submetido ou reapresentado no IV Seminário, mesmo sendo em outra modalidade.
Na versão final do texto para o Colóquio e para os Anais do IV Web Currículo, indicar autor, filiação institucional e email, abaixo do título do texto conforme formato abaixo:
Autor em Negrito (primeira letra de cada nome/sobrenome em Maiúsculas)
Instituição de filiação (primeira letra de cada palavra em Maiúsculas) e a SIGLA (entre parênteses) (na mesma linha)
Email do Autor
 
As versões finais dos textos completos das Comunicações deverão incluir o resumo logo após a indicação dos autores, conforme formatação baixo (no estilo citação intensa) (obs. os textos dos pôsteres aprovados serão publicados como resumo expandido, portanto, não será necessário incluir resumo).

Resumo: Escrever apenas um parágrafo contínuo, de 8 a 10 linhas (até 1.000 caracteres com espaços), em fonte Times New Roman tamanho 11, espaço simples, alinhamento justificado e recuo de 1,25 cm do lado esquerdo. Sintetizar o trabalho, incluindo os objetivos da pesquisa, seu referencial ou fundamentação teórica, a metodologia empregada, seus resultados (parciais ou totais) e considerações/reflexões sobre a pesquisa. (usar estilo Citação Intensa para este texto)  
Abstract: translate the Portuguese version (Resumo) above, in content and format. (usar estilo Citação Intensa para este texto)
 
Por fim, na versão final do texto, quando for o caso, indicar a agência financiadora e agradecimentos no final do texto, antes das referências.