Vem aí a segunda edição do Índice Brasil de Cidades Digitais

Municípios interessados em participar da pesquisa têm até 5 de março para fazer o cadastro online, que é gratuito.

23/01/2012 – Avaliar o nível de digitalização dos municípios brasileiros que vêm investindo em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como instrumento para melhorar a oferta de serviços à população e ter uma gestão mais eficiente. Com esse objetivo, a Momento Editorial, em parceria com o CPqD, está trabalhando na segunda edição do Índice Brasil de Cidades Digitais, que será lançada em julho.

A intenção é oferecer uma radiografia do grau de digitalização do país, a partir do mapeamento da situação das cidades brasileiras em termos de utilização das TICs. Para isso, a edição 2012 do Índice Brasil de Cidades Digitais terá mecanismos mais precisos de validação das respostas – a checagem das informações será feita pela equipe da Momento Editorial e do CPqD, dono da metodologia que, a partir de uma série de critérios, permite avaliar o estágio de maturidade do município no uso das TICs.

Os municípios interessados em participar do levantamento devem entrar no site www.wirelessmundi.inf.br e fazer um cadastro, gratuito. O sistema vai, então, gerar um login e uma senha para o acesso ao questionário. É importante que o preenchimento desse questionário seja feito pelo próprio gestor ou pela pessoa responsável pela área de TI da prefeitura, para que as respostas sejam precisas e fiéis à realidade do município – e, portanto, validadas após o cruzamento com outras informações. O prazo para o envio dos questionários termina em 5 de março.

Uma das novidades do Índice Brasil de Cidades Digitais 2012 é que, depois da divulgação do ranking, os dados do levantamento serão abertos e qualquer interessado poderá consultá-los no site Wireless Mundi, da Momento Editorial. O lançamento da nova edição do Índice Brasil de Cidades Digitais, com a premiação dos municípios colocados nas primeiras posições do ranking, está marcado para o dia 10 de julho.

Na edição 2011, foram premiadas as prefeituras das três cidades colocadas no topo do ranking – Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Para o primeiro lugar, o prêmio foi a participação no evento Intelligent Cities Expo 2011, realizado em novembro, na Alemanha.

Sobre a Momento Editorial

A Momento Editorial nasceu em 2005, fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na inclusão social. Está organizada em duas áreas de atividades. Uma, a divisão Tele.Síntese, que responde pelo Portal Tele.Síntese (www.telesintese.com.br), com informações diárias sobre o mercado de telecomunicações, radiodifusão, mídia, conteúdo e tecnologias da informação; a newsletter semanal Tele.Síntese Análise; e o Anuário Tele.Síntese; além de promover os Encontros Tele.Síntese. A outra é a divisão Wireless Mundi, que abriga a edição de uma revista semestral, o portal Wireless Mundi e dois eventos anuais, ambos voltados para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na administração pública.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 35 anos, conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.