CC ilustra02

raitéqui – a tecnologia ao seu alcance

raitéqui > a tecnologia ao seu alcance

 

ARede nº 99 –  julho/agosto de 2014

CRIADOR NACIONAL DE CURSOS VIRTUAIS

O Meelo é uma plataforma para criação de objetos digitais de aprendizagem. Em desenvolvimento no Laboratório de Engenharia de Software e Tecnologias de Informação e Comunicação (Lestic) da Unesp de Rio Claro, permite que o autor de um curso porte o conteúdo no formato adequado para diferentes dispositivos, sem precisar enfiar a mão em códigos complexos de computador. O único requisito é que os objetos educacionais sigam o padrão Scorm para serem convertidos em padrões reconhecíveis por sistemas que vão do Android ao Windows. Mais importante: é compatível com o Moodle.

lestic.com.br


HOBBY: CIENTISTA SOLAR

Quer ajudar astrônomos a compreender o sol? O Sunspotter é um site, em inglês, em que qualquer pessoa pode classificar a complexidade de explosões da estrela em torno da qual gira nosso planeta. Ao se logar, o usuário tem acesso a duas imagens por vez e deve escolher aquela que parece mais, digamos, elaborada. Dessa forma, os cientistas podem ranquear as milhares de explosões já registradas e estudar as que parecem ser mais importantes. Mais de 210 mil imagens já foram classificadas por cerca de dez mil voluntários.

www.sunspotter.org


CELULAR FAÇA VOCÊ MESMO

CC ilustra02O domínio das fabricantes sobre o hardware dos telefones pode estar com os dias contados! Um desenvolvedor fez, em casa, um celular com as placas livres RaspberryPi e software GNU/Linux. O brinquedinho ainda é bem limitado, faz apenas chamadas por voz. Não deve reduzir as vendas de Samsung, Apple ou Motorola. Mas tem tela sensível ao toque e pode ser aperfeiçoado – afinal, é baseado em um computador simplificado. O código do PiPhone, como foi batizado, está no GitHub. A receita do bolo pode ser conferida – e copiada – no site abaixo.

http://bit.ly/1o2mA3T

 

 


LUVA PARA APRENDER BRAILLECC luvas

Pesquisadores da universidade estadunidense Georgia Tech criaram uma luva capaz de ensinar o alfabeto das pessoas com deficiência visual. E nem é preciso prestar atenção! O equipamento vibra em uma sequência idêntica à escrita em Braille. Segundo os pesquisadores, aprende-se o básico da escrita em quatro horas. Um efeito colateral também foi percebido ao longo dos testes: as pessoas que testaram as luvas conseguiram não apenas digitar em Braille, como também reconhecer as letras tácteis. Ah, e nenhuma conhecia o alfabeto antes.

http://b.gatech.edu/1m5t5r7

 

 

 


ANDROID DE CARA NOVA

O sistema operacional para dispositivos móveis do Google vai mudar de cara. A aparência ficará mais limpa, os ícones trarão menos detalhes e tudo parecerá mais integrado. O Android L, como ainda era chamado até o fechamento desta edição, será usado em dispositivos “vestíveis” como relógios inteligentes, em carros, celulares, tablets, TVs e computadores. Outra promessa é que o sistema gaste menos energia e seja capaz de rodar games com qualidade gráfica equivalente à dos consoles. Será?

www.android.com

 


O ORKUT SUBIU NO TELHADO

Pois é! A primeira rede social a fazer sucesso no Brasil sairá do ar definitivamente em 30 de setembro. O Google, dono do Orkut, disse que as comunidades públicas de maior sucesso continuarão acessíveis para pesquisa, mas sem receber atualizações. Os usuários que quiserem podem acessar o Google Takeout para baixar tudo o que o Orkut tem armazenado de dados pessoais e, depois, apagar o perfil. A rede social durou exatos dez anos, mas minguou após a criação de serviços similares.

http://bit.ly/1qJY0Zx

 


CC ilustra03

UM ROBÔ ASSADO, SAINDO!

Cientistas do Massachussetts Institute of Technology desenvolveram uma tecnologia que deverá ser usada, no futuro, para criação de robôs que se constroem sozinhos. A tecnologia é baseada na impressão 3D. As peças são fabricadas nessas impressoras. Depois, basta juntar tudo na forma, ou melhor, basta aquecer essas peças, que se dobram sozinhas para criar os “músculos robóticos”. O processo produz circuitos, indutores e resistores. Este origami digital, porém, ainda não tem previsão de ser usado comercialmente.

http://bit.ly/VdUcVF