24/09/2014 – A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade de Hebei, da China, criou o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, localizado em Charitas, Niterói. A escola funcionará no antigo prédio da Casa da Princesa, patrimônio histórico e cultural fluminense, construído no ano de 1849, e restaurado pelo governo.
Foram investidos cerca de R$ 21,4 milhões em obras e equipamentos. O colégio terá nove salas de aula, dois laboratórios de idiomas, dois laboratórios de games online (parceria com a Firjan), laboratório de informática, auditório, biblioteca, sala de música, sala de ginástica, três áreas de convivência, piscina interna, cozinha com refeitório e recepção. As aulas terão início em fevereiro de 2015, com vagas iniciais para 72 estudantes – a Seeduc estima atender a 216 alunos nos próximos três anos.
A unidade é a primeira escola pública com foco em Ciências Exatas; e o 27º colégio do Programa Dupla Escola, que une o ensino integral e integrado, ou seja, formação geral (conteúdos do Ensino Médio Regular) à formação profissionalizante (preparando para o mercado de trabalho) ou à proficiência em uma língua estrangeira. Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido habilidades na área de Exatas e proficiência em dois idiomas estrangeiros, inglês e chinês (mandarim), além de oportunidades de intercâmbio na Universidade de Hebei.
As provas para estudar na nova unidade escolar acontecerão no dia 19 de outubro. Mais de 600 estudantes estão inscritos para a seleção. Deste total, 35,64% são oriundos da rede particular de ensino. A avaliação será composta por redação, prova de Matemática e Língua Portuguesa. Das 72 vagas oferecidas, 90% serão para alunos da rede pública, 5% para portadores de necessidades especiais e 5% para estudantes da rede privada. (Com assessoria de imprensa)