12º Encontro da Cidadania apresenta projetos de inclusão social

Evento reúne iniciativas realizadas em comunidades de Campinas e região dia 18 de outubro

Com assessoria de imprensa

08/10/2014 – O “12º Encontro da Cidadania” organizado pela Rede CDI Campinas (Comitê para a Democratização da Informática) será realizado na Unicamp, no Ciclo Básico II, das 8h às 15h30, no próximo dia 18 de outubro, como parte das ações de encerramento da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas (SNMCT), que ocorre de 13 a 19 de outubro, cujo tema deste ano é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

A semana tem a proposta de estimular a abordagem da ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano, o que encaixa perfeitamente com as atividades do “12º Encontro da Cidadania”, onde serão apresentados 20 projetos de ação social e cultura digital realizados em várias comunidades de Campinas e região a partir do uso de tecnologias digitais. Cada grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentação de seu projeto, seguido de 10 minutos de debate. No ano passado, foram apresentados 19 projetos.

Promovido anualmente desde 2003, o Encontro da Cidadania chega a sua 12ª edição, com a proposta de divulgar as ações desenvolvidas nos CDIs Comunidades – espaços de inclusão digital localizados nas ONGs parceiras do CDI Campinas. Nesta edição, o Encontro da Cidadania conta com patrocínio da CCR Autoban e CI&T através de incentivos culturais da Lei Rouanet, e com a assessoria cultural da Direção Cultura. O impacto que as tecnologias da informação e comunicação tem promovido na cultura, trabalho e sociedade, representa o desafio que a Rede CDI possui na apropriação da tecnologia para construção de uma sociedade mais justa. Tendo o computador e a internet como ferramentas, os projetos de intervenção na realidade tem o objetivo de transformação nestas comunidades onde estão inseridos.

São projetos que vão desde a luta pela proteção do meio ambiente, como limpeza de praças, até conscientização sobre a necessidade de respeito humano, aumento do uso das bibliotecas, condições dos centros de saúde, saneamento básico, bullying, dentre muitos outros, orientados pela principal característica de estimular a leitura de mundo e a ação sobre a realidade.

O encontro tem por objetivo ser uma vitrine dos projetos de ação social e cultural, desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos da rede. Paralelo ao Encontro da Cidadania, haverá o lançamento do Comunidade.Mov, uma mostra de vídeos, resultado das oficinas aplicadas na rede dos CDIs, com o intuito de promover a produção audiovisual sobre as próprias comunidades e temas importantes para a cidadania.

Também serão realizadas atividades culturais, com apresentações de dança, música, exposição de fotografia, com o propósito de fortalecer as ações de inclusão social.

O Encontro da Cidadania, de acordo com os organizadores, é também um espaço para fomentar a integração e a troca de experiências, promovendo um ambiente de socialização, reflexões e de incentivo a cultura colaborativa, com efeito multiplicador de novas ações.

O evento reúne um público médio de mais de 500 pessoas, com o apoio de uma equipe organizadora e com o apoio de cerca de 80 voluntários. Já foram apresentados mais de 280 projetos ao longo destes anos, publicados na Revista da Cidadania, que em dezembro de 2014, editará a 11ª publicação, com um resumo e inventário dos projetos apresentados durante o encontro do dia 18 de outubro.

Mais detalhes: www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/