Do Tele.Síntese
08/12/2014 – A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) ativa, hoje (8), a Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF). A ligação faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), abrangendo as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Segundo a RNP, foram investidos R$ 1,8 milhão, que terá 90 quilômetros e vai interligar instituições de pesquisa e educação das duas cidades. O Redecomep chega a 24 capitais brasileiras, 17 regiões metropolitanas, de seis estados. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), coordenada pela RNP, e com apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).
As redes já implantadas têm mais de 400 instituições consorciadas e mais de 60 organizações parceiras. A cobertura total do conjunto das redes já ultrapassou os 2 mil km. Atualmente, estão implantadas 39 redes ópticas – grande parte em operação integral, incluindo 24 redes nas capitais e 15 redes em outras regiões metropolitanas em seis estados. (Com assessoria de imprensa)