Porto Alegre sedia Festival Internacional de Cultura Livre

Conexões Globais 2.0 reunirá atividades de cultura digital no contexto do Fórum Social Temático.

06/01/2012 – Articular as manifestações e ferramentas de Cultura Digital com as demandas por democracia real feitas por mobilizações de jovens em vários cantos do mundo. Esse é o espírito do Conexões Globais 2.0 – Festival de Cultura Livre, que será realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, de 25 a 28 de janeiro. A ideia é transformar o ponto de cultura em local de efervescência cultural, digital e política durante os dias de realização do Fórum Social Temático na capital gaúcha.

O Fórum Social Mundial, com o lema “Um outro mundo é possível”, nasceu a partir das manifestações contra a Organização Mundial do Comércio, em Seattle, Estados Unidos, em 2001. Conectou movimentos sociais de cinco continentes com uma quebra de paradigma importante: não foi organizado pelos tradicionais partidos e sindicatos. Em 2012, o FSM será descentralizado, com atividades em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

O Conexões Globais 2.0 reunirá ativistas da cultura digital de diversos países, hiperlinkado ao Fórum Social Temático e ao Festival Internacional de Cultura Livre (FicLivre). No mesmo período, a Casa de Cultura Mário Quintana receberá o Fórum de Mídia Livre. A programação inclui diálogos e webconferências com ativistas que participaram de mobilizações em outras partes do mundo sobre temas como mídias sociais, sustentabilidade, direitos na internet e democracia 2.0. Também serão realizadas oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso das novas tecnologias. Estão previstas oficinas e apresentações de música, filmes, Vjs, Djs, artes plásticas, fotografia, grafite etc. O evento terá transmissão ao vivo via internet. Toda a comunicação será colaborativa.

{jcomments on}