Editora da UFBA lança o livro Inclusão digital: polêmica contemporânea

Obra organizada por Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto debate diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital, questões relacionadas ao software livre e traz a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional.

16/12/2011 – O Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2011, que aconteceu ontem, na Biblioteca Universitária de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, apresentou a obra Inclusão digital: polêmica contemporânea, de Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto (Org.). Esse é o segundo volume da coleção organizada pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, e tem como ponto de partida a temática da inclusão digital.

Extremamente atual e foco de políticas públicas em todos os níveis da administração pública, bem como de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, o tema inclusão digital está em plena discussão no Brasil, provocando polêmicas nos mais diferentes âmbitos. Nesse contexto, estão os estudos sobre as políticas públicas que promovem o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. Dispositivos móveis e portáteis, redes sem fio e de telefonia móvel são algumas das questões chaves neste debate.

Os artigos desse livro abordam assuntos como as diretrizes metodológicas utilizadas em ações de inclusão digital, questões relacionadas ao software livre e a análise de uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional. Os autores são: Paulo Cezar Souza Oliveira, Sérgio Amadeu da Silveira, Lia Ribeiro Dias, Joseilda Sampaio do Souza, Leonardo Costa, Doriedson de Almeida, Nicia Riccio, Edvaldo Souza Couto, Marildes Caldeira de Oliveira, Rachel Maciel Paulo dos Anjos e Telma Brito Rocha, além dos próprios organizadores, Maria Helena Silveira Bonilla e Nelson De Luca Pretto. O prefácio é assinado por André Lemos.
{jcomments on}