Do Wireless Mundi
13/12/2011 – A prefeitura municipal de Campo Grande, MS, planeja abrir a rede para disponibilizar acesso gratuito à internet para seus moradores em mais nove pontos públicos, como praças e outros locais de concentração. Hoje, três pontos de acesso – na praça central, na feira e no terminal de ônibus – já têm o sinal aberto e mais de 4 mil moradores cadastrados para acessar a internet gratuitamente na rede sem fio.
A Rede Municipal de Alta Velocidade (Remav) da prefeitura funciona em pré-Wimax e cobre todos os órgãos da administração, incluindo escolas (inclusive as da zona rural) e postos de saúde. Com 315 pontos interligados, a rede tem capacidade para trafegar dados a uma velocidade de até 3 Mbps, segundo Thiago Cardoso Pereira, gerente de infraestrutura do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), órgão que responde pela gestão da rede.
Implementada a partir de 2006, a Remav disponibiliza também o acesso dos dez telecentros que funcionam na capital.
Serviços
Com a infraestrutura própria, a Prefeitura de Campo Grande já implementou alguns serviços eletrônicos, como a nota fiscal eletrônica e a Empresa Fácil. Este, mais recente, permite aos cidadãos abrir uma empresa pela internet. Para este serviço, além da integração entre secretarias num sistema “on line”, a prefeitura contou com o apoio da Junta Comercial do Estado do Mato Grosso do Sul (JUCEMS) que faz eletronicamente a confirmação das informações e documentação apresentados. O próximo passo é integrar digitalmente a Receita Federal, Fazenda Estadual e aprimorar a integração com a Junta, através dos convênios. (Da redação)