Esta relação está em constante construção. Se você conhece um endereço interessante na internet, por favor, escreva para momento@momentoeditorial.com.br.
INCLUSÃO DIGITAL
Sites
www.ciberforum.org.br/webboard/wbpx.isa/~inclusaodigital
Inclusão Digital.org.br. Espaço reservado para a apresentação de documentos, discussões e intercâmbio de informações sobre inclusão digital.
www.idbrasil.gov.br — Portal de inclusão digital do Ministério das Comunicações, tem informações sobre o programa Gesac.
ONGs
www.rits.org.br – Rits-Rede de Informações para o Terceiro Setor. Noticiário sobre o terceiro setor, informações de serviços (oportunidades de emprego, cursos, eventos) e prestação de serviços de apoio tecnológico em projetos sociais.
www.sampa.org – Sampa.org. Entidade dedicada à democratização do acesso ao conhecimento, utilizando as novas tecnologias de informação.
www.cdi.org.br — Comitê para a Democratização da Informática (CDI). Tem uma rede de Escolas de Informática e Cidadania, instaladas com computadores doados.
www.coletivodigital.org.br – A ONG Coletivo Digital foi criada para para levar adiante a experiência de seus membros em áreas como a inclusão digital, governança eletrônica, cidadania digital e internet cidadã, aplicação e desenvolvimento de software livre e modernização administrativa.
www.gemasdaterra.org.br/ — A ONG Rede Gemas da Terra integra as comunidades rurais brasileiras ao espaço cibernético por meio de telecentros comunitários com conexão internet. Apóia e integra o movimento de Software Livre.
www.cemina.org.br – Cemina-Comunicação, Educação e Informação em Gênero. ONG que mantém uma rede de rádios comunitárias, geridas por mulheres. Em muitos casos, associados a telecentros.
www.comunitas.org.br – A ONG Comunitas matém a Rede Jovem, centros comunitários com acesso à internet e coordenados por lideranças jovens.
Projetos
www.cidec.futuro.usp.br — Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP. O CIDEC é um espaço de pesquisa, projetos e construção de conhecimento. Atualmente, são três projetos em curso: o site de inclusão digital, o Grupo de Estudos e o projeto Acessa SP (dos infocentros do governo do Estado de São Paulo).
www.cambito.com.br/ — Cambitolândia – Projeto da organização Viva Favela (www.vivafavela.com.br), que tem como objetivo a diminuição da exclusão digital, especialmente entre a população de baixa renda.
www.multimeios.ufc.br/crid
CRID-Centros Rurais de inclusão digital. Ligado à Universidade Federal do Ceará, é um laboratório de informática educativa que funciona como ambiente virtual de aprendizagem.
CRID-Centros Rurais de inclusão digital. Ligado à Universidade Federal do Ceará, é um laboratório de informática educativa que funciona como ambiente virtual de aprendizagem.
id.bsb.mst.org.br/spip/ — Projeto de inclusão digital do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
www.telecentros.sp.gov.br — Projeto de inclusão digital da prefeitura de São Paulo.
www3.pr.gov.br/e-parana/atp/telecentro – Paranavegar. Projeto de inclusão digital do governo do Estado do Paraná.
Acessa São Paulo. Programa de inclusão digital do governo do Estado de São Paulo.
www.procempa.com.br/default.php?p_secao=19
Projeto dos Telecentros da prefeitura de Porto Alegre.
Projeto dos Telecentros da prefeitura de Porto Alegre.
www.redefloresta.gov.br/twiki/bin/view/Main/WebHome —
Topawa Ka’a – Rede Floresta de Inclusão Digital. Programa de Inclusão Digital da Eletronorte, na região amazônica.
Topawa Ka’a – Rede Floresta de Inclusão Digital. Programa de Inclusão Digital da Eletronorte, na região amazônica.
www.cidade.usp.br — Cidade do Conhecimento – programa do Instituto de Estudos Avançados da USP, que promove a criação, a incubação e o desenvolvimento de projetos por meio de redes digitais colaborativas.
www.bb.com.br/appbb/portal/bb/cdn/cfnd/ProgEstDigital.jsp — Estação Digital. Projeto de Inclusão Digital do Banco do Brasil.
www.pmro.rj.gov.br/ — Projetos de inclusão digital da prefeitura de Rio das Ostras (RJ).
www.educarede.org.br – Educarede. Portal dirigido a educadores, desenvolvido pela Fundação Telefônica (www.telefonica.com.br).
www.unisys.com.br/responsabilidadesocial — Escola de Informática e Cidadania. Projeto da Unisys e do CDI.
www.fnet.org.br/ — Fundação Nokia de Ensino, da Nokia.
www.fundabrinq.org.br/index.php — Garagem Digital. Projeto da HP Brasil (www.hp.com.br), em parceria com a Fundação Abrinq.
www.caferomano.org/inclusaodigital — Inclusão digital e capacitação profissional. Cursos de Ciência e Engenharia de Computação da UFSCar e da USP São Carlos.
www.curitiba.org.br — Inter Clique. Instituto Curitiba de Informática.
www.socioambiental.org/prg/rn.shtm — Internet para a comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira. Alto Rio Negro (AM).
www.acessobrasil.org.br/index.php — Programa Avaliador de Acessibilidade de Sites para Pessoas com Deficiência visual e Dicionário Digital Bilíngue para Surdos Acesso Brasil.
www.inf.univali.br/~gid
Programa do Grupo de Inclusão Digital (GID) para pessoas com necessidades especiais. Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí.
Programa do Grupo de Inclusão Digital (GID) para pessoas com necessidades especiais. Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí.
www.netkids.com.br — Projeto Cidadão Digital em Ibaté (SP) – Netkids.
www.eciencia.usp.br/projetoclicar — Projeto Clicar, da Estação Ciência/USP.
www.itai.org.br — Projeto Telecentros do Parque Tecnológico de Itaipu (em fase de implantação).
www.saci.org.br — Rede SACI. Projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
www.deolhonaweb.com.br — Software De Olho na Web para construção de sites por deficientes visuais.
www.prsp.mpf.gov.br — Versão para deficientes visuais do site da Procuradoria da República no Estado de São Paulo/Ministério Público Federal.
www.webaula.com.br – Webaula. Educação sem Fronteiras.
SOFTWARE LIVRE
Governo
www.softwarelivre.gov.br — Site sobre software livre do Governo Federal.
www.iti.br — Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Entidade ligada à Casa Civil do governo federal, responsável pelo desenvolvimento de uma chave pública brasileira, ou seja das soluções de segurança para o tráfego de dados de informações críticas.
colaborar.softwarelivre.gov.br — Forge de desenvolvimento colaborativo em software livre do Governo Federal.
interagir.softwarelivre.gov.br — Wiki (modelo de desenvolvimento online, onde todos os integrantes podem colaborar) do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre do Governo Federal.
sl.recife.pe.gov.br — Portal de software livre do Recife.
Projetos e comunidades
www.softwarelivre.org — Projeto Software Livre Brasil (PSL BR).
twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL — Projeto Software Livre Bahia (PSL BA).
psl-rs.softwarelivre.org — Projeto Software Livre RS.
www.softwarelivreparana.org.br — Movimento Software Livre Paraná.
www.softwarelivresc.org.br — Projeto Software Livre SC.
www.fsf.org — Free Software Foundation. Fundação dedicada a promover, entre os usuários de computador, os direitos de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador.
www.cipsga.org.br – Cipsga-Comitê de Incentivo à Produção de Software GNU e Alternativo.
nix.lattes.cnpq.br/ — Comunidade LpL.
RÁDIOS COMUNITÁRIAS
www.radiolivre.org — Radiolivre.org – Rizoma de rádios livres: rede de intercâmbio de informações e experiências.
www.abert.org.br/ — Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
www.abraconet.org.br/ — Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço).
www.fenaj.org.br — Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
www.intervozes.org.br— Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.
www.radiobras.gov.br/ — Radiobrás/Agência Brasil.
www.obore.com – Oboré. Empresa prestadora de serviços que atua com comunicação popular.
www.criarbrasil.org.br – ONG Criar Brasil, do Rio de Janeiro, produz conteúdo para rádios comunitárias e atua na formação e capacitação de radialistas.
www.indecs.org.br — Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (Indecs).
www.radiomec.com.br — Rádio MEC, do Ministério da Cultura.
www.microfone.jor.br – O site Microfone oferece material de qualidade para produtores, programadores e emissoras de rádio de todo o Brasil.
www.amarc.org/alc — Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC- ALC).
www.brasil.amarc.org — Associação Mundial de Rádios Comunitárias/Brasil (AMARC- BRASIL).
www.educomradio.com.br – Educom.rádio. Programa da prefeitura de São Paulo que prevê a distribuição de kits para produção de programas de rádios nas nas escolas públicas.