A revolução no Brasil passa pela cultura, diz Turino.

Para o Secretário de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura, Celio Turino, o Programa Cultura Viva, com 2.517 Pontos de Cultura, é transformador e representa um novo jeito de fazer política.

26/03/2010 – Ao participar do Seminário sobre o Programa Cultura Viva uma das muitas atividades da Teia 2010, que começou ontem em Fortaleza e se estende até o dia 31, o secretário de Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura, Célio Turino, disse que, no Brasil, a revolução em direção a uma sociedade mais humana, mais solidária e mais justa passa pela cultura.

Em sua visão o Programa Cultura Viva, com seus 2.517 Pontos de Cultura, desenvolvidos em parcerias com estados, municípios e sociedade civil, representa um novo jeito de fazer política, de abrir espaço de manifestação aos muitos grupos e movimentos culturais tradicionais, que eram marginalizados pelo poder público, e também a manifestações contemporâneas.

Ele destacou o potencial transformador e revolucionário dessas iniciativas, espalhadas por mais de mil municípios brasileiros, mas chamou a atenção para a necessidade de os Pontos inovarem e assumirem o seu protagonismo na sociedade. Como um canal de democratização da cultura nas suas diferentes expressões e matrizes, Turino disse que eles precisam ser avaliados e estudados; daí a importância do seminário que está apresentando trabalhos de diferentes autores que fizeram do Cultura Viva objeto de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. “Mas as pesquisas têm de ir além das planilhas, dos moldes pré-estabelecidos na academia. O importante em um estudo é estabelecer diálogos”.

De acordo com números divulgados pelo Minc, os Pontos de Cultura no Brasil se somados aos Pontos de Leitura, Pontinhos e Pontos de Mídia Livra, chegam a 3.393.

PONTOS DE CULTURA NO BRASIL
Pontões de Cultura Pontos de Rede Pontos de Cultura Subtotal Pontos Leitura Pontinhos Pontos de Mídia Livre Total
89 1.836 592 2.517 514 281 81 3.393

Google
Turino, que se desliga do Minc no final do mês para disputar uma vaga na Câmara Federal, pelo PC do B de São Paulo, lembrou que os Pontos de Cultura são uma guerrilha simbólica em uma sociedade que é de controle. E como exemplo do controle da informação numa sociedade onde a internet tem cada vez maior importância, mencionou o monopólio do Google nos sistemas de busca e seu controle sobre os acessos. Como exemplo do tipo de manipulação que ocorre, pediu a alguém da platéia com notebook conectado que digitasse a palavra mentiroso. E a primeira notícia na busca é a biografia de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, na Wikipedia, cujo texto não contém a palavra mentiroso. “É essa a manipulação”, disse. Mesmo que tenha sido feita por hackers, ela não foi tirada do ar.

(A “bomba” foi armada no final da semana passada e uma semana após ser notificada a direção da empresa no Brasil não ainda não tinha resolvido o problema).

* A jornalista Lia Ribeiro Dias cobre a Teia 2010 a convite do Ministério da Cultura.