raitéqui

Informação, uma arma para prevenir desastres
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão das Nações Unidas, acaba de lançar um Sistema de Informação para facilitar a troca de dados sobre tempo, clima e água. A ideia é usar essas informações para reduzir os riscos de desastres, dando alertas de ciclones tropicais e tsunamis, gerenciar o uso da água e aumentar a segurança alimentar, entre outros objetivos. O software está baseado no Sistema de Telecomunicações Globais do Observatório da OMM, espinha dorsal na troca de dados meteorológicos nos últimos 40 anos. O programa está disponível para pessoas que não pertencem à comunidade meteorológica. Para o secretário da OMM, Michel Jarraud,  “por meio do compartilhamento, será possível reduzir os custos da troca de informação entre os serviços hidrológicos e meteorológicos e maximizar a exploração dos avanços das tecnologias de comunicação”.
www.onu.org.br

Mais um passo no
caminho da abertura

A HP avançou no processo de abertura do sistema operacional webOS, previsto para ser concluído em setembro. Em dezembro, ao anunciar a decisão de liberar o código do sistema, a HP se comprometeu a continuar “participando ativamente” do desenvolvimento e do suporte. A empresa desmembrou o navegador do webOS em um novo projeto, o Isis, que tem como “motor” o QtWebKit, usado em função de sua capacidade para fornecer acesso mais rápido à web e de se adaptar a outras plataformas, como o HTLM5. A interface do navegador é construída em Enyo e, segundo a HP, o sistema dará suporte avançado a “tecnologias legadas” como o Flash. A HP também publicou o
código-fonte do Isis, disponível no GitHub, e distribuído sob a licença Apache.
www.hpwebos.com


Até 8 GB para armazenar.
O melhor: é de graça

O Dropbox, uma das mais populares soluções para armazenagem de informações nas nuvens, ficou melhor. Agora é possível ganhar até 8 GB para guardar os arquivos, de graça. Para isso, é preciso se cadastrar e instalar a última versão do Dropbox beta, oferecida para Windows, Mac, Linux e Mobile. Ao se cadastrar, o usuário já recebe 2 GB de espaço de armazenamento. Quem já é cadastrado também pode ganhar mais espaço. A palavra mágica é referência. Ao indicar o programa nas redes sociais, o usuário ganha mais 250 MB, até o limite de até 8 GB, para cada amigo que se cadastrar.
www.dropbox.com

Wayland, o sucessor
do X Windows System?

O criador e principal desenvolvedor do Wayland, Kristian Høgsberg, lançou o Wayland 0.85, a “primeira versão real” do sistema gráfico para Linux. Criado para fazer aplicações gráficas modernas, o sistema deve se tornar o possível sucessor ou uma alternativa ao X Window System, ou X11. Com o lançamento da versão 1.0, ainda neste ano, os principais componentes e APIs de desenvolvimento do Wayland serão consideradas estáveis. Os desenvolvedores do Fedora, Ubuntu e outras distribuições anunciaram a disposição de trocar o X11 pelo Wayland.
http://wayland.freedesktop.org/releases.html


Banda Larga ao
alcance de todos

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desenvolveu uma tecnologia capaz de levar a internet em banda larga para todas as áreas isoladas do país. A  solução de rede sem fio de quarta geração foi baseada em Long Term Evolution (LTE), usando a faixa de 450 Mhz. O mercado potencial no Brasil é de 30 milhões de pessoas e 5 milhões de propriedades rurais. A solução, desenvolvida com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), é formada por antenas, dispositivos de radiofrequência, split eNodeB e sistema de gerenciamento de rede.
www.cpqd.com.br

Força à criatividade
Compartilhar reforça a criatividade. Partindo desse pressuposto, o Vimeo permitiu, no ano passado, o uso das licenças Creative Commons por quem estiver disposto a refazer, remixar e reimaginar milhares de seus vídeos de alta qualidade – o que pode e o que não pode ser feito é especificado no site da empresa. Na época, o vice-presidente da Vimeo de Desenvolvimento Criativo, Blake Whitman, disse que “o compartilhamento pode impactar positivamente na criatividade. Assim, continuaremos a oferecer recursos que permitam às pessoas trocar ideias, e que suportem a crescente demanda da comunidade Vimeo para o compartilhamento criativo. Nossa parceria com o Creative Commons é a espinha dorsal desse compromisso”. Até hoje, a decisão repercute na internet.
http://vimeo.com/creativecommons

Ubuntu sob medida para o mundo empresarial
Reduzir custos é primordial para todas as empresas. Assim, a Canonical desenvolveu e está oferecendo em seu blog oficial o Ubuntu Business Desktop Remix. O programa foi desenvolvido para atender às necessidades do mundo empresarial e de organizações governamentais. Por isso, oferece apenas ferramentas de trabalho – deixou da fora, por exemplo, aplicações direcionadas a redes sociais, jogos e outras. E manteve aplicativos voltados para uso corporativo, como o VMWare View, o Flash da Adobe e o OpenJDK. O programa pode ser baixado gratuitamente. Para isso, é preciso apenas fazer o registro de usuário.
http://blog.canonical.com