Abertas inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece projetos educacionais desenvolvidos por professores.

O prêmio foi criado tendo como objetivo dar reconhecimento e destaque aos projetos educacionais que melhor utilizam a tecnologia para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem no País. O concurso é aberto a todos os educadores e gestores da rede pública de ensino, incluindo os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs ou NRTEs, escolas públicas municipais ou estaduais, ONGs, fundações e escolas técnicas públicas.

Educadores de ensino básico poderão se inscrever nas seguintes categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração, Inovação em Conteúdo. Todos os projetos que participarem dessa seleção estarão automaticamente inscritos na categoria Educador Inovador cuja votação para escolha dos finalistas será online. Já professores de escolas técnicas públicas se inscrevem na categoria Educador Inovador – Escolas Técnicas.

O prazo final para envio dos projetos é o dia 10 de julho (exceto para a categoria Educador Inovador – Escola Técnica, que terão prazo até 3 de julho). A expectativa da empresa é de que o número chegue a 700 projetos inscritos nessas últimas semanas. Os vencedores da etapa de âmbito nacional do prêmio serão conhecidos no dia 25 de agosto, em São Paulo.

A principal novidade da edição deste ano é que, pela primeira vez, haverá uma categoria especial para educadores de TI das escolas técnicas, denominada Educador Inovador – Escola Técnica.

Para participar do prêmio, os educadores precisam preencher o memorial descritivo no site do prêmio, além de documentar o conteúdo didático apresentado nas aulas com textos, apresentações e imagens. O educador precisa comprovar que a tecnologia foi utilizada de forma inovadora dentro da sala de aula e que teve efeitos positivos para os alunos. Além disso, o projeto precisa estar sendo adotado por período mínimo de três meses. Uma banca formada por renomados educadores do país vai avaliar cada um dos inscritos e selecionar 15 finalistas.

Quinze projetos serão escolhidos e participarão do evento nacional de premiação, que será realizado em São Paulo no dia 25 de agosto de 2009. Os finalistas de todo o Brasil irão apresentar suas propostas e terão a oportunidade de trazer novas idéias para o uso de tecnologia nas escolas.

Aqueles que apresentarem os melhores projetos serão premiados e os educadores responsáveis pelos trabalhos vencedores nas categorias destinadas à educação básica apresentarão seus trabalhos no Fórum Latino-Americano, que acontecerá na Argentina. Os classificados nessa fase participarão da etapa internacional que será realizada em Salvador (BA). Essa é a primeira vez que a América Latina sedia o Fórum Mundial de Educadores Inovadores.

Em 2008, duas equipes brasileiras chegaram à final mundial, em Hong Kong, onde concorreram com 250 educadores de 64 países. O Projeto Vôo BPF, desenvolvido em parceria pelas educadoras brasileiras Marise Brandão, de Barra do Piraí (RJ), e Marli Fiorentin, de Nova Bassano (RS), em parceria a portuguesa Emília Miranda, conquistou o terceiro lugar na categoria “Inovação em Colaboração”. (Informações da assessoria de imprensa)