Da redação, com Tele.Síntese
22/03/2013 – O governo publicou hoje edital que define a escolha e indicação dos representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Serão eleitos 22 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, que participarão dos fóruns de debates e decisões para a administração e o desenvolvimento da web no país no triênio 2014/2016. Serão escolhidos quatro representantes do setor empresarial e quatro suplentes, quatro do Terceiro Setor e mesmo número de suplentes, e três integrantes da comunidade científica, com respectivos substitutos.
O edital cria uma comissão eleitoral, com atribuições de coordenar o processo para definição dos representantes do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica; deliberar, em primeira instância, sobre a inscrição das entidades neste processo eleitoral; homologar a composição dos colégios eleitorais e homologar a relação de candidatos por colégio eleitoral. A comissão irá propor, ainda, o calendário do processo eleitoral no segundo turno, se houver, apurar e publicar o resultado do processo eleitoral.
Os membros do CGI.br em exercício, que sejam candidatos ao processo de eleição, ficarão impedidos de participar dos atos decisórios. Durante o processo eleitoral e depois de efetuada a indicação dos candidatos e sendo um mesmo candidato indicado em mais de um segmento, este deverá obrigatoriamente decidir qual segmento deseja representar, renunciando ao outro. A Comissão Eleitoral será composta por Demi Getschko, que a presidirá; Virgilio Almeida; Delfino Natal de Souza; Marcelo Bechara; Hartmut Richard Glaser; Kelli Priscila Angelini e Frederico Neves. Leia a íntegra do edital.