Bilbioteca Brasiliana Guita e José Mindlin em formato digital

Está no ar desde 16 de junho a Brasiliana Digital, versão digitalizada de parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A consulta e o uso da biblioteca digital é livre.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindli é um acervo de quase 17 mil títulos que pertencia ao bibliófilo e foi doado à Universidade de São Paulo em 2006. A Brasiliana Digital, com 5 mil títulos, é uma parte desta coleção. A página tem acesso irrestrito: mapas, manuscritos, gravuras e textos antigos podem ser gratuitamente consultados, baixados, copiados, impressos. É possível selecionar, recortar e buscar palavras em textos.

Este material foi digitalizado por um robô, o Kirtas APT 2.400 BookScan, doado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) à universidade. Especializado em digitalização de livros encadernados, o scanner robotizado é capaz de ler 2.400 páginas por hora. Um livro de 300 páginas, por exemplo, pode ser transferido para um computador em meros oito minutos. Uma vez digitalizado, o conteúdo do livro é acessado pela equipe de pesquisadores e operadores da USP por meio de softwares livres e customizados.

Há exemplares raros, como originais de Machado de Assis, José de Alencar e Joaquim Manoel de Macedo, sermões do Padre Antônio Vieira ou gravuras de Jean-Baptiste Debret. São edições raríssimas, todas fora de catálogo ou praticamente inéditas no País, reunidas por José Mindlin desde os 13 anos de idade.

De acordo com matéria publicada pela Carta Capital, o projeto é grandioso e pretende atingir não só a Brasiliana de Mindlin, mas outras bibliotecas da universidade, como as dos cursos de Direito e Filosofia. Coordenada pelos historiadores e professores da USP István Jancsó e Pedro Puntoni, a Brasiliana Digital tem a ambição de se equiparar aos grandes acervos mundiais.

“Esta revolução tecnológica, a digitalização robotizada, tem permitido um ganho de velocidade de processamento. A técnica está por trás dos grandes projetos internacionais, como o Google Books”, diz o professor Puntoni, citando o bem-sucedido modelo de acervo on-line gratuito pertencente ao maior site de buscas do mundo. A fase piloto, que se estende até 2010, pretende disponibilizar cerca de 10 mil títulos.

A importância do empreendimento vai além da pesquisa. O conteúdo deve ser entendido como instrumento para fortalecer a educação nacional, já que pode auxiliar na produção de material didático para todos os níveis escolares. Serve ao nível fundamental da mesma maneira que pode auxiliar as análises avançadas na área de humanidades. “É um acervo em crescimento, estendido a todos os que tiverem interesse e conexão”, diz o professor Jancsó.