Acessa São Paulo planeja dobrar velocidade de acesso nos telecentros de SP

27/06 - Objetivo, até 2015, é fazer com que 98% das unidades tenham internet de 4 Mbps.

Da redação, com assessoria de imprensa

27/06/2014 – O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo, pretende dobrar a velocidade da conexão à internet em 98% dos 785 telecentros da rede até 2015. A modernização também prevê renovação dos equipamentos no período. 

Além disso, o programa anunciou nesta sexta-feira (27), que os usuários dos telecentros poderão usar os computadores por 1 hora (até hoje o limite era de 30 minutos). Não havendo fila, o uso poderã ser extendido. O novo tempo de utilização atende a antigas solicitações de usuários e passa a permitir o desenvolvimento de novas atividades e parcerias no âmbito do Programa, como cursos e treinamentos que demandem mais tempo de conexão.

“Ampliar o tempo de acesso à internet para uma hora vai nos permitir também aumentar nosso leque de produtos e, temos certeza, elevar o grau de satisfação dos nossos usuários pelas novas possibilidades que irão surgir”, aposta Waldemir Caputo, secretário de Gestão Pública. Segundo ele, a projeção é de que até 2015 todos os pontos do Programa tenham uma conexão de 4 Mbps.

Cursos

O programa também renovou sua área de minicursos, e introduziu novos na lista. O mais recente é o “Viajar Barato”. Dividido em cinco lições, ensina como programar uma viagem com pouco dinheiro.

“O novo minicurso foi criado para demonstrar aos brasileiros que a indústria do turismo vai além da recepção de visitantes e que viajar é necessário para conhecer novas pessoas, lugares, culturas e sabores diferentes, e a melhor parte é contar que tudo isso é possível gastando pouco”, explica DelloroSerafim, coordenador de Cursos Online para o Cidadão do Acessa SP.

O “Viajar Barato” segue o novo layout da grade de minicursos do Acessa SP e traz orientações para pagar menos em transportes, hospedagem, alimentação e passeios. Ao final, uma breve aula sobre fotografia o torna ainda mais atrativo e completo.

No total são 25 temas oferecidos ao cidadão. São eles: Alimente-se bem sem desperdícios; Aprenda a jogar xadrez; Aprenda sobre Origami; As doenças do sexo: DSTs e Aids; Como arrumar uma mala de viagens?; Como fazer seu tempo render?; Como cuidar de crianças?; Como cuidar do automóvel; Como falar bem em público?; Como fazer nós de gravata?; Como fazer uma horta?; Como preparar meu currículo?; Consumidor: você tem direitos!; Controle suas finanças pessoais; Dengue: uma guerra a ser vencida; Dicas para uma vida sustentável; Doce sem açúcar; Empreender no Turismo; Etiqueta na internet; Segurança pessoal; Se vira no Inglês; Se vira no Espanhol; Técnicas de Textura em Parede; Turismo Receptivo e Viajar Barato.

Para cursar qualquer um dos módulos, basta cadastrar e-mail e senha e, em apenas 15 minutos, concluir a primeira tarefa. Cada assunto é dividido em três ou, no máximo, seis aulas.

EADs

O Programa é responsável ainda, por inúmeros EADs (Educação à Distância) por meio de parcerias com o Sebrae-SP e o Banco do Povo Paulista. Somados, são mais de 50 opções disponíveis gratuitamente ao cidadão, entre elas, empreendedorismo, finanças, marketing, recursos humanos e gestão estratégica.

E para ampliar as competências funcionais e comportamentais dos monitores do Acessa SP são oferecidos módulos específicos para a Formação Continuada.