25/11/2011
Do Tele.Síntese
Sobe para 2302,5 milhões o número de acesso aos serviços de telecomunicações no Brasil, incluindo telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. De acordo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) o crescimento registrado no mês de outubro é 17% maior em comparação com igual de 2010.
Segundo a Telebrasil, de janeiro a setembro de 2011 a receita operacional bruta do setor de telecomunicações somou R$ 153,6 bilhões, um incremento de 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os investimentos no período foram 30% maior do ano passado. Desde a privatização das telecomunicações, em 1998, esse volume já chegou a R$ 247,7 bilhões.
O estudo da entidade mostra que, de janeiro a outubro foram ativados quase 34 milhões de novos acessos em todos os serviços, o que representa uma adição de aproximadamente 113 mil novos clientes por dia.
A telefonia móvel é o segmento que concentra o maior número de usuários, com 231,6 milhões de celulares. Desde outubro de 2010, o total de aparelhos móveis em operação subiu 19%, período em que foram adicionados à base 37,2 milhões de novos celulares. A telefonia fixa fechou o mês de outubro com 42,7 milhões de acessos, registrando crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2010.
Os serviços de banda larga chegaram a 53,9 milhões de acessos fixos e móveis no mês passado, o que representa um crescimento de mais de 68% nos últimos 12 meses. Desse total, os acessos à internet rápida pelas redes fixas somaram 16,3 milhões, com crescimento de 22,4% desde outubro de 2010. Onúmero de acessos em banda larga móvel dobrou nos últimos 12 meses e chegou a 37,6 milhões, incluindo os modems e celulares de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet. Nesse segmento móvel, a evolução foi de 101,1% nos últimos 12 meses.
Ainda segundo o levantamento da Telebrasil, a TV por assinatura alcançou 11,9 milhões de assinantes, o que representa um crescimento de 27% nos últimos 12 meses. Em outubro do ano passado havia no País 9,4 milhões de clientes dos serviços de televisão paga e desde então 2,5 milhões de novos acessos foram ativados.
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