Da redação
03/05/2013 – Os alunos da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio) criaram um abaixo assinado em apoio ao professor Ronaldo Lemos, recentemente retirado da coordenação do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Instituição. Além dele, a FGV também destituiu o professor Carlos Affonso do cargo de coordenador-adjunto do CTS. Assume o lugar de Lemos o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim.
No abaixo-assinado, os alunos escrevem: “Ambos foram destituídos de suas tradicionais e eficientes posições sem a transparência devida que o corpo discente esperava por parte da instituição (…) Tal atitude foi, no mínimo, contraditória com os valores democráticos lecionados com vigor pela Instituição desde o início do curso de Direito”.
No documento, manifestam discordar da decisão, se dizem preocupados com os pilares do CTS-FGV e descontentes com “o fato de relações pessoais afetarem decisões profissionais no que diz respeito à destituição do Prof. Ronaldo Lemos e do Prof. Carlos Affonso, valendo-se a Direção de argumentos vazios como justificativa de tal atitude”. Sugerem a restituição de Lemos e Affonso a seus antigos cargos.
Novo cargo
Na próxima segunda-feira (6), a FGV Direito Rio receberá a visita de Joi Ito, diretor do MIT Media Lab, um dos mais importantes e influentes laboratórios de mídia do mundo, ligado ao Massachusetts Institute of Technology. Na sua visita, ele anunciará o professor Ronaldo Lemos como representante do MIT Media Lab no país.
Lemos atuará como a principal conexão do laboratório no Brasil, responsável por promover a aproximação entre instituições brasileiras e o diretor da instituição nos Estados Unidos. O MIT Media Lab foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do leitor digital Kindle, de videogames como o Rock Band e Guitar Hero e até mesmo do brinquedo Lego.
Segundo o professor, o Brasil está em busca de inovação em todas as áreas, da indústria à academia. “Fazer essa conexão direta com o MIT Media Lab vai ampliar a possibilidade de projetos e parcerias com foco no país”, destacou.
Além de participar da palestra “Inovação em Redes Abertas” na Direito Rio (Praia de Botafogo, 190 – 12º andar), às 10h; na terça, Joi Ito segue para São Paulo, onde participará de evento organizado pelo MIT. Como novo representante do laboratório no Brasil, Ronaldo Lemos participará de todos os encontros.