Da redação
14/11/2012 – O Amapá distribuiu, na última sexta-feira (9), 1,2 mil computadores a professores de 32 escolas nos municípios de Santana, Ilha de Santana e Igarapé Fortaleza. A entrega faz parte do programa Professor Conectado, do governo do estado. Até semana passada, 2,7 mil professores dos municípios de Macapá, Oiapoque, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Tartarugalzinho e Mazagão, e dos distritos do Bailique e de São Joaquim do Pacuí, também haviam recebidos os notebooks do Programa.
Desde maio, quando teve início, o programa teve a adesão de mais de 6 mil professores. Para ter direito ao notebook é preciso fazer parte do quadro efetivo do estado e receber regência de classe. O computador é entregue em comodato, devendo ser devolvido caso o professor deixe o quadro de servidores do estado. A meta é distribuir 7,5 mil notebooks.
O governo do Amapá obteve do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento no valor de R$ 15,886 milhões para a aquisição das máquinas. Os computadores têm programas específicos para quem está em sala de aula, com conteúdos para todas as matérias e níveis, que podem ser atualizados periodicamente.
O micros têm tela LED de 14 polegadas, disco rígido de 500 a 750 GB, 4 GB de memória, sistema operacional Windows 7, e traz embarcado conjunto de softwares educacionais criado pela SOS Educadores. A Positivo capacitou monitores da Secretaria de Educação do estado para ajudarem os professores que tiverem dúvidas sobre o funcionamento dos PCs.