Projeto Conecta Amapá oferece acesso WiFi gratuito no centro de Macapá e em uma praça no município de Santana
23/03/2012 – O governo do Estado do Amapá lança, hoje, o projeto Conecta Amapá (Praça Digital), que consiste na instalação de dez hotspots no centro da cidade para prover acesso gratuito a internet. De acordo com José Alípio Diniz de Morais Junior, presidente do Prodap (Centro de Gestão da Tecnologia da Informação), serão oferecidos 5 Mbps nos diversos pontos cobertos no centro de Macapá e no município de Santana, também contemplado com a rede WiFi.
“Por enquanto, a rede poderá ser usada pelas pessoas que têm notebooks e outros equipamentos, mas no futuro o acesso será levado para as escolas, instaladas nas proximidades dos locais onde estão os hotspots”, explica. Em Macapá, a rede denominada Praça Digital está disponível nos seguintes locais: Cidade do Samba, Praça da Bandeira, Praça do Coco, Parque do Forte, Praça do Barão, Ginásio Avertino Ramos e Casa do Artesão. Já no município de Santana, a rede pode ser acessada na Praça Cívica de Santana.
O acesso à rede é simples, rápido e dinâmico, de acordo com os técnicos da Prodap; sem restrição de senha e usuário. O projeto Praça Digital foi desenvolvido pela Coordenação de Redes do Prodap em 2011 e foram investidos cerca de R$ 60 mil pelo governo.
Acordo com RNP
No ano passado, foi assinado um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Prodap para a expansão da rede metropolitana da RNP para atender não só a comunidade acadêmica como também órgãos do governo estadual. Com 38 km de fibras e capacidade de 1 Gbps, a rede conecta atualmente 12 pontos de presença (Pop) e deve interligar 45 Pops. Segundo o presidente da Prodap, a licitação para a compra de equipamentos já foi realizada e está em fase de homologação. A previsão é que em 60 dias comece a instalação dos equipamentos. (Da redação)