Do portal Wireless Mundi
23/04/2012 – O governo do Amazonas implantou, nas embarcações Zona Franca Verde, Puxirum e Puxirum II, o sistema de comunicação FleetBroadband, que amplia a velocidade e a capacidade de transmissão de dados e de voz via Internet, e vai reduzir de 2 horas para 30 minutos o tempo de expedição online de documentação básica, benefícios previdenciários e assistenciais às populações do interior no serviço Pronto Atendimento Itinerante (PAI).
O novo sistema entrou em funcionamento nesta sexta-feira (23), no navio Zona Franca Verde, que inicia atendimento na comunidade indígena Palmeira do Javari, no município Atalaia do Norte (distante 1.115 quilômetros da capital). A embarcação saiu de Manaus no último dia 10 e, em três meses de missão, também vai percorrer os municípios Jutaí, Fonte Boa e Tonantins, na calha do Alto Solimões.
O serviço é baseado em rede VPN (Virtual Private Network) e conta com criptografia, que garante a segurança e a confiabilidade das informações. A rede possibilita a solicitação online, junto ao Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo, da Polícia Civil, da primeira via da Carteira de Identidade, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) na Receita Federal, o que antes, com o sistema antigo, levava até 2 horas ou dias.
A nova tecnologia chegará a cerca de 340 locais onde se concentram as comunidades ribeirinhas atendidas pelo PAI. Até o final de 2011, o serviço atendeu mais de 700 mil pessoas, entre população ribeirinha, indígenas, quilombolas e imigrantes de outros estados que residem no interior do Amazonas. Os barcos equipados com o sistema de comunicação vão atuar nos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus e Juruá, além de seus afluentes. E o atendimento irá se estender até as comunidades de fronteira com a Colômbia e o Equador.
O sistema foi implantado pela Arycom, provedora de soluções e serviços de comunicação via satélite, em parceria com a Infoconnect, empresa de comunicação sediada em Manaus. Para os serviços previdenciários, foi criado um link dedicado com conexão exclusiva com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que também amplia a capacidade de transmissão de dados e reduz o tempo de concessão de benefícios.
De acordo com o diretor comercial da Arycom, Ciro Chudo, o projeto conta com três terminais FleetBroadband, da rede de satélites I4 da Inmarsat. “O sistema disponibiliza comunicações de dados e de voz às embarcações do PAI com disponibilidade superior a 95% e, o mais importante, é imune às condições climáticas da região amazônica, com as embarcações navegando ou aportadas”, informou. (Fonte: assessoria de imprensa)
{jcomments on}